Mapeament

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lynch identificou, como principal conclusão, que os elementos que as pessoas utilizam para estruturar sua imagem da cidade podem ser agrupados em cinco grande tipos: caminhos, limites, bairros,pontos nodais e marcos.

Bairros (districts)
observador “entra”, e que são percebidas como possuindo alguma característica comum, identificadora. As características que determinam os bairros podem serdas mais variadas naturezas: texturas, espaços, formas, detalhes, símbolos, tipos de edificação, usos, atividades, habitantes, grau de conservação, topografia, etc.

Pontos nodais (nodes)
São pontosestratégicos na cidade, onde o observador pode entrar, e que são importantes focos para onde se vai e de onde se vem. Variam em função da escala em que se está analisando a imagem da cidade: podemser esquinas, praças, bairros, ou mesmo uma cidade inteira, caso a análise seja feita em nível regional.
Pontos de confluência do sistema de transporte são nós em potencial, tais como estações de metrôe terminais de ônibus.
Outro tipo de nós que apareceram frequentemente nas entrevistas são as “concentrações temáticas”, tais como os centros puramente comerciais. Tais locais atuam como nós porqueatraem muitas pessoas e são utilizadas como referenciais. A Pershing Square, em Los Angeles, também é um exemplo de nó, percebido como um local com características distintas, tais como a vegetação eas atividades que lá se realizam.
Lynch também concluiu que a forma espacial não é essencial para um nó, mas pode dotá-lo de maior relevância.

Marcos
São elementos pontuais nos quais o observadornão entra. Podem ser de diversas escalas, tais como torres, domos, edifícios, esculturas, etc.
Sua principal característica é a singularidade, algum aspecto que é único ou memorável no contexto. Issopode ser alcançado de duas maneiras: sendo visto a partir de muitos lugares, ou estabelecendo um contraste local com os elementos mais próximos.
Parecem ser mais usados pelas pessoas mais...
tracking img