Mapa conceitual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sabemos muito bem que nosso organismo necessita de energia para a realização de inúmeras tarefas: andar de bicicleta ou a pé, fazer a digestão de alimentos, fazer ocoração bater etc.
É comum ouvirmos dizer que nosso organismo "queima gordura", "queima açúcar".
No organismo dos seres vivos ocorrem inúmeras reações de combustão. Elassão responsáveis pelas transformações químicas dos constituintes dos alimentos em substâncias necessárias aos vários processos responsáveis pela manutenção da vida.
Aqueima da glicose (um açúcar) é um dos principais meios de fornecimento de energia para o nosso organismo. Diferentemente de uma reação de queima feita no laboratório, aqueima da glicose no organismo ocorre em uma seqüência de cerca de 30 diferentes reações. A energia, então, é liberada em pequenas quantidades, mais adequadas aoaproveitamento pelo nosso corpo, do que se fosse liberada em uma única transformação, o que levaria à destruição das células.
Da mesma forma que os combustíveis fornecemdiferentes quantidades de energia, os alimentos, por terem constituintes diferentes, ao serem queimados, também fornecem diferentes quantidades de energia.
Veja na tabelaa seguir a composição de alguns alimentos e a energia que este fornece.
Veja também a quantidade média de energia que diferentes pessoas necessitam diariamente
Umaalimentação inadequada, que não é capaz de fornecer quantidade de energia suficiente, pode levar a um retardamento no desenvolvimento das crianças, à subnutrição e àdesnutrição.
Segundo as Nações Unidas, um índice menor que 2400 calorias diárias (para a pessoa em idade adulta) pode resultar em desnutrição.
Fonte: www.eciencia.usp.br
tracking img