A arte de empreender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE DE EMPREENDER

RESUMO
O empreendedorismo nasce da criação de novas ideias, oportunidades, invenções e até mesmo, inovações de serviços já existentes, que satisfaçam os desejos dos clientes e gerem retorno financeiro á empresa. Aparentemente pode parecer simples, porém, empreender é coisa séria e seu processo precisa ser planejado com responsabilidade, paciência e atenção. Com o objetivode evitar que o lançamento da ideia inovadora seja um fracasso, é necessário que o empreendedor disponha de um de profundo conhecimento sobre a finalidade do seu produto e do mercado ao qual será inserido. Análises e estratégias são indispensáveis para esta criação, assim como um plano de negócio sólido e bem elaborado, o qual evitará possíveis transtornos e prejuízos. Atualização constante sobreas novidades de mercado também podem fazer a diferença, já que ao explorar as novas mídias e tecnologias, o aperfeiçoamento do seu trabalho e a dinamização do seu tempo acontece em tempo real. Em um mercado cada dia mais competitivo e exigente, quem não tiver boas e novas ideias acabará ficando para trás.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Empreender. Planejamento.
1 INTRODUÇÃO
Desejar osucesso é fácil, difícil é buscá-lo com responsabilidade e seriedade. Desde que o empreendedorismo ficou conhecido e o novo tornou-se o foco das atenções, o termo empreender passou a ser uma espécie de motivação, a todos aqueles que desejam obter sua independência financeira de forma simples e rápida. O que a sociedade parece ainda não entender muito bem, são os riscos atrelados às ações precipitadas,sem o devido entendimento sobre a área a ser explorada pela nova criação. Para obtermos lucro, sucesso e reconhecimento, um bom plano de negócio, uma pesquisa de mercado avançada e a identificação das oportunidades e ameaças em torno do produto escolhido são indispensáveis.
O maior erro cometido pelos jovens empreendedores está na impulsividade da criação e no desejo de sucesso fácil. Afobam-sedurante o momento de reflexão, esquecem-se do planejamento e executam a ideia sem um bom plano de negócio. O que na maioria das vezes, resulta na perda do
2
capital investido e desvalorização de nome no mercado. Dificilmente um empreendedor com fama de fracassado conseguirá uma nova parceria para outro empreendimento.
Visando compreender melhor este assunto tão evidente nos últimos tempos,optamos pela prática simulada, já que a mesma é a única que nos proporciona a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho através de experiências reais e de sucesso, em forma de palestra. O palestrante escolhido, Vlademir Barcellos Bidniuk, além de dispor de uma vasta bagagem profissional na área, participa frequentemente de eventos, palestras e cursos sobre empreendedorismo, enriquecendo einstigando assim, nosso espírito empreendedor.
Focando inteiramente na compreensão sobre a arte de empreender, o estudo feito sobre o tema, será apresentado primeiramente de forma geral, mostrando o conceito e as características do empreendedorismo. A partir do segundo momento, os esclarecimentos serão abordados de forma isolada, passando dos conceitos e teorias do plano de negócio para as vantagens eoportunidades de mercado. Por último, a conclusão geral sobre o tema e as considerações finais.
2 EMPREENDEDORISMO
Para ser um empreendedor, não basta apenas realizar o sonho de abrir o próprio negócio. O conceito que está por trás disso, sem falar nas qualidades que caracterizam um bom e verdadeiro empreendedor, vão além de um trabalho autônomo. Sonhar é importante e possível, ainda mais nos diasde hoje com tantas facilidades, porém, precisamos saber onde queremos chegar, buscando uma boa visão deste empreendimento e sempre mantendo os pés no chão. Afinal, quando não sabemos para onde vamos, qualquer caminho parece ser o correto. Entretanto, o empreendedor acredita no sonho, muitas vezes fora da realidade e contrário a todos os conselhos. Vislumbra uma era diferente a ser iniciada por...
tracking img