Mapa conceitual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO






Os mapas conceituais são utilizados com estratégia, método ou recurso esquemático na aplicação do conhecimento, pois tem a sua eficácia como ferramentas cognitivas, onde demonstram representações espaciais de conceitos e suas inter-relações, tem a sua estrutura baseada em gráficos que representam as relações conceituais e suas definições.
Ao visualizar um mapaconceitual verificamos que os conceitos aparecem dentro de caixas e as suas relações com outros conceitos são figurados através de frases de ligação.
Esta grande ferramenta tem uma característica especial que é a sua estrutura hierárquica, onde os conceitos tidos como mais gerais são posicionados no topo da estrutura.













1. Etapa 1 - QUESTINONAMENTO: “Até que ponto um gestorcomercial precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

Um modelo de gestão deve ser pautado pela ética para que possa alcançar pleno sucesso, pois um gestor lida não só com produtos comerciais, mas lida com seu maior produto que é “SER HUMANO”, os seus funcionários devem ser liderados com atitudes éticas, coerentes, com issomotivando-os e tendo como resultado uma maior produtividade e a satisfação do funcionário em estar na empresa.

Desde muito tempo existem aqueles profissionais que fazem de tudo para alcançar o sucesso e ascensão na carreira, colocando de lado o bom convívio, a boa conduta, o bom trato e o principal que é a dignidade humana, ao passo que àqueles que prezam pela ética e seus princípios sempre sediferenciaram no mercado de trabalho.

2. ETAPA 2 – QUESTIONAMENTO: O que é ética? O que é moral? O que é lei?

2.1. O que é ética?

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens.
Ética pode ser considera como a ciência que estuda as atitudes humanas, a essência da consciência do homem, onde se podem mensurar as atitudes, ações doindivíduo.
Ética é a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações. É uma ciência (reflexão), que tem por objeto a moral e a lei (referencial da ação humana).

2.2. O que é moral?

Moral é o conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivencíados por um grupo humano dentro de uma sociendade organizada e é utilizada como parâmentro para enteder o certo eerrado.
Moral e ética andam juntas, pois ética complementa moral, no sentido de não existir possibilidade de ser ético e imoral, o certo ou o errado é estabelecido pela moral social com reflexo na ética pessoal.
2.3. O que é lei?

Hábitos e costumes relativos a conteúdos julgados fun¬damentais, indispensáveis para os individuos, são consigna¬dos na forma de leis. Leis são acordos de caráterobrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justi¬ça mínima, ou direitos mínimos de ser.

2.4. Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética, moral e lei)?

A ética e moral não se diferenciam entre si, mas se completam, se amparam nas ações humanas, porém claramente podemos traçar semelhanças entre a ética, moral e a lei, onde ambas tem cunho de justiça, se originam deatitudes humanas e são instrumentos sociais, pois organizam a convivência de uma sociedade.
Em contra partida, ambas são questionáveis, pois a sua eficácia está ligada ao resultado final que é o bem estar do indivíduo.
Vemos que a diferença de ética, moral e lei está na essencia do conceito, pois a moral reflete justiça, mas não é um instrumento legal de justiça, não é formal ao passo que a lei éformal, a moral é indicada como conteúdo do bom ou do mau, do certo ou do errado, a ser escolhido pelos indivíduos de um grupo de indivíduos; a lei é imposta para o cumprimento obrigatório de todos os indivíduos do grupo.

3. ETAPA 3 – QUESTIONAMENTO: Por que a ética no serviço público? Qual o benefício de uma instituição obtém através da ética nos serviços? É possível que as instituições...
tracking img