Manual de sociologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antônio Carlos Alexandre Junior
Carlos Aurílio Cobra de Oliveira
Jéssica Venturim
Mateus Faria
Thaís Pires Corrêa
Thais Reis Macedo




SEXUALIDADE: MITOS E TABUS

Projeto de Pesquisa apresentado às disciplinas Produção e Compreensão de Texto, Teoria Geral do Estado e Metodologia Científica do Curso de Direito da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, como parte dasexigências para aprovação no 1º período do Curso.


Orientadores: Prof. Dr. Lincoln Tadeu Gouvea de Freitas
Profa. Mônica Fernandes
Profa. Silvana Aparecida de Souza





Alfenas – MG
2011
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO …….………………………………………………………………… 3
2. REVISÃO DE LITERATURA ...............................................................................4
3.METODOLOGIA ..................................................................................................6
4 .PLANO DE TRABALHO .................................................................................... 7
REFERÊNCIAS ......................................................................................................8

















1. INTRODUÇÃO

O temaabordado Sexualidade: aspecto do ser humano com seus mitos e tabus vêm trazer à luz da reflexão a complexidade e abrangência desse assunto, visto que o mesmo é parte do indivíduo e reflete o contexto cultural, social, econômico e afetivo ao qual o sujeito está inserido.
Sendo um assunto polêmico e que desperta interesse de modo geral em todas as faixas etárias, com especificidades ecaracterísticas próprias de cada uma, vem motivar a pesquisa bibliográfica, observando o ponto de vista científico/ político, além da análise histórica e comportamental, havendo ampla observação do comportamento sexual humano e suas relações com a sociedade.
A pesquisa será norteada analisando comparativamente dados de questões que envolvem a sexualidade e a respectiva opinião pública sobre o assunto,estando em confronto opiniões liberais x conservadoras.
Os dados relevantes situam-se entre:
- Conceito de sexo
- Início da vida sexual ativa em relação ao casamento.
- Fidelidade, relações homossexuais e masturbação.
- Mitos sobre a sensualidade do brasileiro e suas práticas sexuais.
- Liberalismo & conservadorismo.
As opiniões referentes aos dados acima levam em conta a etnia, as regiões, aescolaridade, o estado civil, aspectos sócio-econômicos, religião e outros.
Tendo como suporte o descrito acima com o presente trabalho pretende-se aprofundar sobre o tema escolhido a fim colher subsídios para explanação segura e eficiente sobre a sexualidade humana em seus diferentes aspectos. Especificamente pretende-se fazer um paralelo em relação aos mitos e tabus que envolvem a sexualidadesobre diferentes estudos e fornecer meios para diminuir as trevas do preconceito, gerado pela desinformação.

2. REVISÃO DE LITERATURA

A sexualidade pode ser considerada a mola propulsora do indivíduo dentro da sociedade da sociedade e da mesma enquanto conjunto de indivíduos. Considerada também energia básica que direciona o comportamento humano e suas realizações, na visão de Oliveira(2007).
Conforme descrevem Paiva e cols, podem ser pontuados comportamentos que sinalizam para tomada de atitudes do diversos setores da sociedade quanto à prevenção e da promoção da saúde relacionadas à sexualidade.
As atitudes em relação à sexualidade e à moralidade sexual têm sido apontadas como fatores importantes para a normatividade e regulação do que é aceitável ou não como prática emcada país ou comunidade. Ao mesmo tempo, compreender atitudes e valores tem se mostrado fundamental para planejar iniciativas no campo da prevenção e da promoção da saúde, interferindo também nas diretrizes e no desenho das políticas públicas no campo da educação, e nas iniciativas de proteção e promoção de direitos. Políticas públicas que visem promover a saúde sexual e reprodutiva ou prevenir...
tracking img