Manual de rotinas e regulamento interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GÊNERO TEXTUAL E TIPO TEXTUAL HÁ DIFERENÇA?

O que é texto?
• A palavra texto provém do latim textum, que significa tecido,

entrelaçamento. (...) O texto resulta de um trabalho de tecer, de entrelaçar várias partes menores a fim de se obter um todo interrelacionado. Daí poder falar em textura ou tessitura de um texto: é a rede de relações que garantem sua coesão, sua unidade”.
(INFANTE,Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. Editora Scipione. São Paulo. 1991)

• “Um texto não é simplesmente uma sequência de frases

isoladas, mas uma unidade linguística com propriedades estruturais específicas”. (KOCH, Ingedore G. Villaça. A Coesão Textual. São Paulo:
Contexto, 1989. p. 11)

• O texto pode ser definido como uma unidade linguística

comunicativabásica se for considerado que as pessoas não se comunicam por meio de palavras e frases isoladas, e sim de um texto.
• Constitui de uma unidade semântica e caracteriza-se por sua

unidade formal, precisa ser percebido pelo receptor como um todo coeso e significativo.

O que é textualidade?
• É o conjunto de características que fazem com que o texto seja

um texto, e não uma sequência defrases. Há sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer.

Que fatores são estes?

• Coerência: diz respeito ao nível semântico e cognitivo ou seja,

em um texto as afirmações que se fazem devem ter um fundo de verdade em relação ao próprio texto e em relação ao mundo real. • A coerência de um texto está ligada: - à sua organização como um todo, em que devem estardelimitados o início, o meio e o fim; - à adequação da linguagem ao tipo de texto.

• “Certa vez um menino tão fraco que mal podia carregar a cesta

de amendoins para vender viu um acidente. Na trombada, o motorista ficou desmaiado. O menino carregou o homem para o hospital e salvou-lhe a vida.”

• “Quando os meus amigos se depararam com aquela figura

medonha, assustadora, descomunal, nãoficaram apavorados. Eu, naquele momento, estava na sala. Ao entrar no quarto, vi que os meus amigos estavam escondidos debaixo da cama tremendo de medo.” (redação escolar)

• O ser humano é naturalmente avesso a qualquer tipo de

violência contra o ser humano. Além disso, na condição de seres seguidores de Cristo e obedientes às leis de Deus, defendemos com veemência a manutenção da paz entre oshomens. Para manter essa paz e a fraternidade entre os povos qualquer sacrifício é válido, até mesmo a adoção do conflito armado em que as grandes potências mundiais precisem atacar outras nações, que aceitem em seu território grupos terroristas, como aconteceu recentemente com os Estados Unidos na guerra contra o Afeganistão, após os violentos ataques a alvos americanos.

• Há inúmerosfatores que contribuem para melhoria de vida da

população das grandes cidades, entre os quais estão a possibilidade de as pessoas terem acesso a empregos com melhor remuneração. Numa cidade como Brasília, que é a capital da República, onde os salários dos trabalhadores ativos estão bem acima de dez salários mínimos, as condições de vida da população são evidentemente bem melhores, se comparadas aoutras capitais.

• Coesão: a coesão se manifesta através dos mecanismo

gramaticais e lexicais, ou seja, trata das articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações e frases. A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a interrelação semântica nos elementos do discurso, ou seja, a conectividade textual.
• Um texto torna-se bem construído e coeso quando usamosos

elementos gramaticais ou coesivos (conjunções, pronomes, preposições e advérbios), no interior das frases, de forma adequada. Se esses elementos de ligação forem mal empregados, o texto não apresentará noção de conjunto, ou ainda, sua linguagem se tornará ambígua e incoerente.

ABRE-TE, SÉSAMO! A casa inteligente imaginada no Instituto de Tecnologia (MIT) será impregnada por câmeras de...
tracking img