Nenhum a menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1° ) Com base nos estudos desenvolvidos no bimestre, escolha uma cena do filme na qual seja identificada um forte caráter ideológico. Retome os conceitos sobre “Prática educativa e ideológica” pag.83,84 a 85 PLT de Filosofia da Educação para fundamentar sua resposta.

Um professor que leciona em uma comunidade rural na China, precisa se ausentar por um mês. Por conta da precariedade e dapobreza local a única pessoa que aceita substitui-lo é Wei, uma menina de 13 anos que mal completou a escola primária.
A cena que dá nome ao filme, possui um forte caráter ideológico. A ordem que oprofessor dá a Wei, antes de partir, é que ela não permita que nenhum aluno deixe de ir a escola até que ele volte e pede a ela que copie na lousa exatamente o que está no livro, sendo assim ela receberiauma gratificação além do salário prometido.
Uma escola pode exercer um papel ideológico quando faz dos alunos simples coadjuvantes, permitindo que o autoritarismo a burocracia e uma rígidahierarquia esteja acima do aprendizado, ou seja não importa se eles estão aprendendo e sim que estão presentes e cumprindo com as obrigações ditadas pela instituição; e também quando os professores eprofissionais da educação, se comportam como parte do elenco, preocupados apenas com seus salários e se fazendo presentes apenas para reproduzir o que lhes é passado, ignorando o fato de que um verdadeiroeducador preocupa-se em formar cidadãos críticos capazes de julgar e opinar.
O filme Nenhum a menos nos permite uma comparação ao atual ensino aplicado no Brasil, principalmente nos estados mais pobres.Os governantes não se preocupam com questões regionais e em contextualizar a educação para a realidade em que se vive, dá apenas o suprimento básico estimulando a padronização de pensamentos e seempenha cada vez mais a “domesticar mentes”; e até que se pense o contrário e tome medidas para trilhar um novo caminho, seguirá assim o ensino no Brasil, os alunos como marionetes dos professores...
tracking img