Nenhum a menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro para relatório de filmes
1.Introdução
1.1 Ficha técnica completa do filme
Diretor: Yimou Zhang
Elenco: Minzhi Wei, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.
Produção: Zhao Yu
Roteiro: Shi Xiangsheng
Fotografia: Hou Yong
Trilha Sonora: San Bao
Duração: 106 min.
Ano: 1998
País: China
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
1.2 Identificação dospersonagens principais (nome e breve descrição de sua atuação no enredo)
Gao Enman: Professor que viaja para ajudar sua mãe que se encontra doente e deixa uma garota para substituí-lo. E ao deixar a escola o professor a instrui para que ela não deixasse nenhum aluno evadir do ambiente escolar.
Minzhi Wei: Garota de treze anos que ajuda o professor durante sua ausência, mas a menina, devido a sua baixaidade e escolaridade trabalha com um foco apenas, durante a ausência do professor: Evitar a evasão escolar. A adolescente Wei é pouco mais velha que muitos dos estudantes e se vê numa situação extremamente difícil, pois pouco tinha a oferecer aos seus alunos. Iniciou suas atividades num clima de conflitos e a única coisa que sabia fazer era transcrever textos na lousa para simples cópia.
1.3Motivação: ligação entre a temática do filme e a disciplina
A temática deste filme aborda questões muito delicadas e relevantes de serem tratadas por nós futuros docentes de Língua Portuguesa, uma vez que abarca questões como a evasão escolar, a inexperiência docente e a falta de conhecimento de conteúdo que algumas escolas enfrentam com professores que possuem má formação acadêmica e não têmmotivação para adquirir conhecimento necessário para ministrar aulas que sejam proveitosas tanto para os alunos quanto para o próprio professor.
2.Desenvolvimento
2.2 Síntese da história
O título do filme de Zhang Yimou, cria no espectador sensações que o levam a sugerir as motivações que Yimou teve para dar tal nome ao filme. “Nenhum a menos” trata do espaço escolar, como sendo um ambiente que moldaos personagens, tanto professores, como alunos, além de outros que fazem parte da comunidade educacional.
A educação é um campo tão complexo da história, que envolve muitos fatores que a transforma e a condiciona. Por exemplo, no filme podemos perceber o fator que modificou e ao mesmo condicionou as questões da educação numa escola pobre da China, que foi a necessidade do professor Gao de seausentar da escola e a não disponibilidade no mercado de outro professor para substituí-lo.

A educação, portanto, ocorre nos mais diferentes espaços e situações sociais, num complexo de experiências, relações e atividades, cujos limites estão fixados pela estrutura material e simbólica da sociedade, em determinado momento histórico. Nesse campo educativo amplo,estão incluídas as instituições (família, escola, igreja, etc.), assim como também o cotidiano difuso do trabalho, do bairro, do lazer, etc. (DAYRELL,1996 , p 142)


Então, resta ao prefeito da cidade, contratar uma menina de apenas treze anos, Wei Minzhi, que tinha somente o primário, para substituir o professor. Esta situação, no entanto, foi colocada diante do professor e dos alunos, que sãopersonagens “principais” e maiores interessados nos acontecimentos da escola, e essa “estranha” tem que se adaptar ao novo contexto que ela foi inserida.
Não somente os recursos humanos são transformadores e condicionadores da educação, mas também os recursos materiais. Vimos no filme a precariedade de carteiras, mesas, salas de aula e o que mais me marcou foi a precariedade de giz, umaferramenta considerada importantíssima pelo professor Gao, que guardava cada pedacinho todos os dias para não faltar, e transmitia aos alunos o valor dessa ferramenta. E quando, um dia, a pequena Wei Minzhi deixou a caixa de giz cair no chão, durante uma discussão com um aluno, que por sua vez pisoteou a caixa de giz, uma aluna “influenciada ideologicamente” pelo seu mestre Gao, começa a catar um por...
tracking img