Manual de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO





CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA





PRESENCIAL



ORIENTAÇÕES, REGULAMENTOS, ROTEIROS PARA ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.














RIO CLARO
Março/11
EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO E LICENCIATURA

APRESENTAÇÃO


Caro(a) Aluno(a),


“O estágio temcomo finalidade integrar o processo de formação do aluno, futuro profissional, de modo a considerar o campo de atuação como objeto de análise, de investigação e de interpretação crítica, a partir dos nexos com as disciplinas do curso”. (Pimenta, 2004, p. 24)


O estágio faz parte do processo de formação profissional do aluno em nível superior e assegura a indissociabilidade teoria-prática.Representa o momento em que o aluno poderá vivenciar e consolidar as competências exigidas para o exercício acadêmico-profissional nos diferentes campos de atuação do bacharel ou licenciado em Educação Física.
Devido à importância do estágio para a formação profissional é interessante que o aluno se esforce para vencer as dificuldades de tempo e a insegurança comum nesse momento daformação. É recomendável que o aluno procure auxílio com os professores do curso de graduação e com o supervisor de estágio para vencer as dúvidas e incertezas.
O aluno que consegue vivenciar com profundidade seu estágio certamente conquista maior segurança e experiência na prática profissional. Além disso, durante o estágio ele tem o apoio dos professores para auxiliar na escolha das melhoresestratégias, atividades, avaliações, etc.
A figura do supervisor de estágio auxilia na garantia do cumprimento do estágio e no desenvolvimento deste de forma proveitosa. O comprometimento de todos os envolvidos no estágio contribui com o futuro sucesso profissional, por meio do desenvolvimento das competências exigidas para o bacharel ou licenciado em Educação Física.
Desta forma, comocoordenadora do curso desejo a todos os alunos que tenham sucesso em seu estágio, que se comprometam com a realização deste e tirem o melhor proveito das experiências vividas nesse momento tão importante do processo de formação profissional.
Boas vivências a todos!



Coordenação do curso






ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO


I – CONSIDERAÇÕES GERAIS

Conforme o ParecerCNE/CP 09/01, o estágio é o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino/aprendizagem, que se tornará concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário:

“O estágio curricular supervisionado é um momento de formação profissional do formando, seja pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa emambientes próprios de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado” (Parecer CNE/CP 09/01).

A afirmativa acima expõe a importância do estágio na formação profissional, visto que as experiências vivenciadas em sala de aula nem sempre correspondem às características dos locais que o profissional irá atuar. Dessa forma, o aluno devecomprometer-se com seu estágio, procurando detectar os principais problemas relacionados à prática profissional e interagir com o supervisor de estágio, professores e demais colegas de turma para seu enriquecimento profissional.





II – OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Estágio é possibilitar ao aluno a aplicação dos conhecimentos adquiridos no processo de formação profissional, a vivênciado ambiente de trabalho, a análise das formas de atuação dos profissionais habilitados, das características dos alunos/pacientes/clientes, enfim observar, analisar e experimentar as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física.



III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS – BACHARELADO E LICENCIATURA:

BACHAREL - Objetivos específicos:

• Observar e experimentar as diversas...
tracking img