Desafios e potenciais da cabotagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este capítulo apresenta o problema gerado devido a ineficiencia do planejamento de demanda e a justificativa da escolha, os objetivos centrais e específicos deste estudo e como ele encontra-se organizado.

Problema de pesquisa

A função do gerenciamento da demanda é coletar e agregar as demandas das reais necessidades dos produtos, pelas quais são possíveis através de dadospor meio de pedidos reais mais os previstos pelos clientes (Previsão de vendas), pedidos de transferências entre filiais, necessidades inter fábricas, ou por alguma ação do setor comercial. Mediante a isto segue alguns procedimentos adotados pelas empresas para uma eficiente gestão dos estoques (Ching, 2006,).

* Programa mestre de produção
* Planejamento das necessidades dos materiais* Programa montagem final
* Planejamento das necessidades de capacidade
* Controle das atividades da produção
* Planejamento e controle de compras.

Diante destes procedimentos consegue-se efetuar o calculo do estoque mínimo, Maximo, lote de suprimento, cuidando assim para que haja uma redução dos custos por super estocagem, por movimentações de pallets, entre outros,precavendo-se para que não haja o desabastecimento em hipótese alguma nas unidades da Votorantim cimentos no nordeste. Ou seja, levam a crer que o gerenciamento de demanda é de suma importância pois, mediante a gestão da cadeia haverá possibilidade de reduzir custos por super estocagem, por movimentação de pallets e também pelo Stockout (falta de produto).
A comunicacao da demanda tem o objetivode reabastecer os produtos, ou seja, definir a quantidades a ser produzido, abastecer para atender as solicitações realizadas pelo mercado. São duas as fases que a comunicação da demanda segue para que haja um programa de produção, são elas:

* Captura de dados da demanda
1. Vendas do cliente no varejo
2. Vendas do atacado: Expedição do fabricante para centros dedistribuição do cliente e distribuidores.
* Saídas dos centros de distribuições, expedição do cliente/ distribuidor para o varejo.

Logo a comunicação da demanda tem objetivo de alinhar todas as informações necessárias entre o Comercial, a Logística e o Industrial.
A sincronizacao da demanda e balanceamento entre fornecimento do produto e demanda do cliente, em que planejamento constitui a produçãoou estoque. O conflito entre o alto nível de serviço aos clientes e baixo nível de estoque só é possível de ser solucionado com alinhamento da produção versus vendas.
Um plano de produção alinhado deve basear-se na capacidade real de fabricação (capacidade efetiva) e nível de estoque atual ou alvo.Sendo assim, esta sincronização deve ser capaz de responder as seguintes indagações.

* Oque produzir?
* Quando produzir?
* Em que volume produzir?

O objetivo de alinhamento entre a produção versus vendas é produzir conforme demanda do cliente. A habilidade das empresas em entender e operacionalizar esse módulo da logística de produção esta entre suas maiores oportunidades de ganho e a conquista de um diferencial competitivo.

Justificativa Teórica

Mediante acomunicação da demanda e a captura de dados, conforme diz (Ching, 2006), a uma caracterização nos dados que se refere a analisar o comportamento da demanda ocorrida para forma o perfil detalhando ( em volume) por semana e fazendo histograma da demanda versus a freqüência. Conforme gráfico abaixo(Ching, 2006)

Alem de verificar as antecipações na demanda, variações futuras consideramos os efeitosabaixo:
* Produtos eliminados na linha
* Introdução de novos produtos
* Promoção para aumentar a rotatividade de produtos
* Campanha de marketing

Impacto no mix de produtos

Após analise do comportamento da demanda atual e antecipação da demanda pode se planejar a demanda esperada.
Mediante a isto há conversão do planejamento para a programação da demanda, na qual...
tracking img