Manova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE MULTIVARIADA DE VARIÂNCIA

1) O arquivo Hair_HATCO refere-se a uma amostra de 100 empresas clientes de uma grande empresa que é fornecedora no setor industrial (HATCO – Hair, Anderson and Tatham Company). Considere as variáveis:

X9 = nível de uso - quanto do produto total da firma é comprado da HATCO, escala de 0 a 100%
X11 = especificação de compra – 1 = análise de valor total, 0 =uso de especificação de compra
X14 = tipo de situação de compra, 1 = nova tarefa, 2 = nova compra modificada, 3 = nova compra simples

a- teste a igualdade de média de X9 em função de X11; faz sentido fazer o stepdown test com essas variáveis?

Os comandos no SPSS para realizar o teste da igualdade de média de X9 em função de X11: analyse, compare means, independent samples Ttest.

[pic]A variável X9 representa o quanto o respondente utiliza o produto e a variável X11 o classifica com base na especificação de compra: 1 quando o respondente analisa o valor total da compra e 0 quando o mesmo utiliza especificação de compra. As médias de utilização do produto conforme a especificação de compra estão na tabela a seguir. O grupo dos clientes que analisam o valor total da compraapresenta uma média superior ao do grupo de clientes que utilizam a especificação na compra.

[pic]

[pic]

No teste da tabela anterior as variâncias são consideradas iguais, onde o valor de significância é 0,243 e superior a 0,05. O teste da igualdade das médias apresenta valor de significância inferior a 0,05 (0,000) e, portanto, podemos concluir que as médias dos dois grupos são diferentes. Amesma conclusão pode ser feita com base nos intervalos de confiança, uma vez que o zero não pertence aos intervalos indicados na tabela.

O stepdown test determina o quanto uma variável dependente adicional acrescenta para a explicação das diferenças entre os grupos na Manova. Neste exercício não faz sentido utilizá-lo pois só está sendo utilizada uma única variável (X9).

b- teste aigualdade de média de X9 em função de X14; faça dois tipos de contraste: média dos níveis 1 e 2 versus nível 3 e nível 1 versus nível 2; faça também o teste de Scheffé.

Comandos: analuse, compare means, one-way ANOVA.

[pic]

Dependent List: X9, Factor X14

[pic]

Options:

[pic]

O output:

[pic]

As médias de X9 em função dos grupos determinados pela variável X14 são consideradosdiferentes com base nos intervalos de confiança. Não há superposição entre eles.

[pic]

Com base na estatística de Levene (tabela anterior), consideramos as variâncias dentro dos grupos homogêneas.

[pic]

A análise da variância confirma a diferença entre as médias dos grupos definidos pela variável X14 pelo teste F o qual apresenta uma significância 0,000, inferior a 0,05.

Contraste é umprocedimento para investigar diferenças de grupos específicos de interesse em conjunção com ANOVA e MANOVA, por exemplo, comparar diferenças de médias de grupos para um par específico de grupos.

Dois tipos de contraste são considerados: 1) a comparação da média (níveis) dos grupos 1 e 2 com a média (nível) do grupo 3 (contraste = 0,5*G1 + 0,5*G2 + (-1)*G3). 2) média do grupo 1 comparada com amédia do grupo 2 (contraste = (1)*G1 + (-1)*G2 + (0)*G3), conforme o quadro seguinte:

[pic]

[pic]

clicar em contrasts:

[pic]

Colocar os valores 0,5 ; 0,5 ; -1 no quadro coefficients

Para cada valor colocado, deve-se clicar em add

[pic]

[pic]

Os testes dos contrastes indicam que não aceitamos H0, isto é, no primeiro contraste, concluímos que existe diferença entre a médiados níveis 1 e 2 em relação à média do nível 3 e no segundo contraste que existe diferença entre a média do nível 1 comparada com a média do nível 2.

Teste de Scheffé: clicar em posthoc e scheffé

[pic]
[pic]
Todos os testes indicam a rejeição de H0, isto é, as médias da variável X9 em relação aos níveis da variável X14 são consideradas diferentes ( as diferenças entre as médias são...
tracking img