Catering operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| |

Trabalho de Catering Operacional

“Restauração e Catering”

| |

Resumo: Capítulo 3, Volume 1

| |

“Manual Prático e Profissional de Catering”

Cracknell, Kaufman e Nobis




Introdução
“ O Criador, obrigando o homem a comer para viver, deu-lhe o apetite e recompensou-o com o prazer.”
Brillac-Savarin

Os sentidos são sem dúvida aquilo quepermite o homem relacionar-se com o exterior, e obter prazer daquilo que experiencia. Os sentidos, por sua vez, conjugam-se para criar várias experiências através de dois fenómenos psicológicos: a apreensão e a percepção. Por exemplo, a percepção está intimamente ligada a outro conceito: motivação. Portanto, aquilo que muitas vezes apreendemos não é efectivamente o que lá está, mas sim aquilo quequeremos ver. A percepção tem níveis, e esses níveis têm níveis limiares. Logo, o homem é dotado de um complexo sistema.
Assim, o consumidor assimila múltiplas influências que precedem o acto do consumo. As que o organismo exige, as que a sociedade demanda, e outras que intervêm no acto de forma subconsciente.

Resumo
No processo de identificação do cliente de um estabelecimento hoteleiro énecessário considerar as áreas do comportamento do consumidor e da orientação do mercado. Matérias que só recentemente foram abordadas de modo superficial.
Até ao momento, registaram-se duas abordagens fulcrais: na primeira o operador de catering adopta uma postura egocêntrica; por sua vez na segunda empreende uma atitude passiva, regendo-se pela máxima “o cliente tem sempre razão”. É uma afirmaçãosimples, não permitindo apreender o tipo de cliente e em que circunstância poderá ter razão. Logo, nenhuma das abordagens é completamente certa.
A complexidade do ser humano leva a hotelaria a relacionar-se com disciplinas como nutrição, psicologia e sociologia. Deste modo, as necessidades do homem podem ser analisadas através da teoria da motivação de Maslow. Contudo, existe uma situaçãoanáloga: o estudo dos padrões de hábitos alimentares. É necessário ter em atenção, que o padrão alimentar de uma sociedade deriva não só da tentativa de satisfazer necessidades básicas mas também conceitos psicológicos interligados que poderão atingir de forma oposta a vantagem que se obtém de certos alimentos.
Portanto, o comportamento alimentar deve ser estudado a dois níveis dissemelhantes:Micronível (individuo) e Macronível (individuo na sociedade). Deste modo, o micronível vai preocupar-se com as necessidades alimentares do homem, visto ele precisar de alimentos para satisfazer as necessidades inerentes ao crescimento, restabelecimento e manutenção, providas por alimentos com proteínas. A energia, calor e protecção dos órgãos são fornecidos pela ingestão de hidratos de carbono e gorduras.As vitaminas asseguram a protecção do corpo contra infecções e favorecem o crescimento, tal como os minerais que ajudam a formação dos ossos. E por fim, a água é importantíssima para lubrificar o sistema.
Todos eles contribuem para diferentes sistemas no interior do corpo humano que trabalham em estreita colaboração. Cada grupo transmite as suas necessidades e um ponto central para que sejamantido um nível de equilíbrio. A esse estado óptimo, de equilíbrio, é chamado de homeotasis. Desta forma, todo o processo é controlado pelo Hypothalamus que comanda todos os impulsos primários do homem, tal como os hábitos alimentares.
O homem está dotado de um complexo método de avaliação e verificação de diversas propriedades e características dos materiais. Tanto os limiares sensoriais, como ahomeotasis são factores importantes e motivadores de selecção e subsequente escolha por parte do consumidor.
O homem como ser vivo, precisa de sobreviver, procriar e progredir a fim de controlar melhor o seu meio. Até certo ponto, o humano deseja progredir. No entanto, a sociedade precisa de estabilidade e isso só pode ser alcançado através de uma ordem estabelecida que atribui certas...
tracking img