Aplicacao da manova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – Fase Preparatória
1. Definir o tópico de Pesquisa – Enquadramento ao problema.

Introdução
O uso de técnicas estatísticas para estudar assuntos sócias constitui um campo bastante promissor,podendo fornecer ferramentas indispensáveis para a tomada de decisões.
Um dos objectivos da estatística é expressar a teoria económica ou social em termos de modelos matemáticos, verificar a teoriapor métodos estatísticos, medir o impacto de uma variável sobre a outra e fornecer recomendações políticas (Álvarez, 2006).

2. Definir os objectivos gerais da pesquisa

* Pretende-se saber se épossível sumarizar a informação em uma ou duas combinações lineares das variáveis, aplicando a Analise Factorial de Componentes Principais;

3. Definir os objectivos específicos ou formularhipóteses.
*
II – Fase de desenvolvimento da Pesquisa

4. Justificar o método de análise seleccionado
Segundo Anderson et al (2005) analise factorial é um termo genérico de técnicas multivariadas,cujo propósito é a redução e sumarização de dados. Ela analisa as variáveis e tenta explica-las em termos das suas relações subjacentes comuns (factores). É uma técnica de interdependência, isto é, nãoexiste variável dependente.
A análise factorial tem como objectivo geral condensar a informação contida num número de variáveis originais, em menor número de variáveis estatísticas (factores) comperca mínima de informação.
A análise factorial pode ser do tipo R, quando analisa relações entre variáveis para identificar grupos de variáveis que formam dimensões latentes (factores) ou do tipo Q,quando forma grupos de respondentes (ou casos) com base nas similaridades num conjunto de características.
Muito recomendada para a análise de fenómenos ou processos sócias, económicas, psicológicose educacionais, também é usada em muitos campos do saber, sobretudo em biologia, mineralogia e geologia.
As suposições criticas na analise factorial são mais conceituais do que estatísticas. Os...
tracking img