Manifesto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo da Metodologia Científica, é a de lhe oferecer conhecimento de um conjunto de métodos, os quais irão lhe permitir estudar melhor , e conseqüentemente aprender melhor, as demais matérias doseu curso.
É a forma como os pesquisadores/cientistas devem proceder para obter um conhecimento científico. São vários tipos de pesquisas, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental,experimental, pesquisa de campo, etc. Cada uma tem métodos específicos. Vc pode escolher os métodos mais adequados para o tipo de pesquisa que quer desenvolver.
A metodologia inclui a forma de elaboração deprojetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações, teses, etc. Isso td segue as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas).

Metodologia científica refere-se à forma comofunciona o conhecimento científico. A metodologia científica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvimento empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton. Descartes propôschegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica.

O Círculo de Viena acrescentou a essesprincípios a necessidade de verificação e o método indutivo.

Karl Popper demonstrou que nem a verificação nem a indução serviam ao método científico, pois o cientista deve trabalhar com ofalseamento, ou seja, deve fazer uma hipótese e testar suas hipóteses procurando não provas de que ela está certas, mas provas de que ela está errada. Se a hipótese não resistir ao teste, diz-se que ela foifalseada. Caso não, diz-se que foi corroborada. Popper provou também que a ciência é um conhecimento provisório, que funciona através de sucessivos falseamentos, ao contrário do conhecimento religioso,que trabalha com verdades eternas.

Thomas Kuhn percebeu que os paradigmas são elementos essenciais do método científico, sendo os momentos de mudança de paradigmas chamados de revoluções...
tracking img