Manifesto partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Manifesto do partido Comunista e a Encíclica Rerum Novarum

Com a Revolução Industrial, muitos trabalhadores deixaram o campo para viver nas cidades, devido asubstituição do trabalho manual pelo trabalho mecânico, nesta época era vigente o pacto laboral onde não havia a intervenção estatal, então os burgueses faziam ostrabalhadores ter uma jornada de trabalho superior a 15 horas diárias, e uma baixa remuneração.
Dentro desse período surgiu o Manifesto Comunista, onde houve a divisão entreburguesia e proletariado, sendo os burgueses os chamados “capitalistas modernos” e proletários os trabalhadores.
Os defensores do comunismo lutavam pela igualdade declasse social, a extinção do Direito a propriedade privada e a distribuição igualitária de renda através da equiparação salarial.
Houve também a criação da EncíclicaRerum Novarum, onde o Papa Leão XIII defendia a meritocracia, cada trabalhador recebe o que merece conforme o seu trabalho. Nesse período entre o manifesto Comunista e aEncíclica Papal, criaram a Comissão de Luxemburgo, que reunia dez empregadores e dez trabalhadores, para juntos discutir assuntos referentes a leis permitindo aconstituição de sindicatos.
Com a fundação da primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, criada por trabalhadores franceses e ingleses, que também conseguirammelhoras para a classe, como a diminuição da jornada de trabalho, em especial para mulheres e crianças, a promoção de trabalho cooperativo, e etc.
Então o manifestoComunista com a Encíclica Rerum Novarum, teve a intervenção estatal nas relações de trabalho e está consagrado no direito de Trabalho, e teve também a fundação da OIT.
tracking img