Perspectivas sociais do processo de envelhecimento com qualidade de vida.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perspectivas sociais do processo de envelhecimento com qualidade de vida.



Será que a população está preparada para envelhecer com qualidade de vida?


Hipótese:

Segundo estudos realizados pelo IBGE estimasse que até 2025 haverá mais idosos do que crianças e adolescentes. O Brasil se encontra em processo de desenvolvimento econômico, nesse processo de globalização a população seapresenta com a sua rotina de vida acelerada e não se preocupa em preparar o seu corpo para o processo de envelhecimento, pois no seu dia a dia não praticam atividades físicas, não fazem uso de uma alimentação balanceada, dando preferência a uma alimentação industrializada que é totalmente inadequada.


Objetivo Geral:

Refletir a cerca do processo de envelhecimento, com o propósito de esclarecera população dos benefícios de se envelhecer com qualidade, levando a uma desconstrução do conceito existente.


Objetivo Específico

Refletir sobre o processo do envelhecimento com qualidade de vida
Compreender sobre a importância do amparo familiar a pessoa idosa com objetivo de diminuir a baixa-estima e a vulnerabilidade;
Esclarecer como a prática da atividade física pode contribuir parao retardamento das doenças que poderão acometer os futuros idosos.


Justificativa:

Envelhecer é um processo gradativo, que podemos verificar com a sua chegada as mudanças que ocorrem sendo elas físicas e emocionais trazendo com elas as limitações. Entretanto para amenizar as mudanças, há muito tempo que se fala em envelhecer com uma boa qualidade de vida, mais só hoje que podemos verificarque esse assunto está sendo colocado em prática. Uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidade continua de saúde com o avanço das especialidades, a participação familiar que através da junção do afeto e amor com uma função predominante de segurança auxilia nessa fase aparentemente tão frágil da vida de uma pessoa.
Há na sociedade um receio do envelhecimento para isso cria-se umparadigma onde aqueles que alcançam a terceira idade foram tradicionalmente associados à aposentadoria, doença e dependência. Pode-se observar que tal paradigma está sendo aos poucos desconstruídos, pois a maioria da população idosa permanece independente apesar da idade avançada, respeitando as limitações imposta pelo corpo. As pessoas mais velhas que se aposentam e aquelas que apresentam alguma doençaque não altera drasticamente os seus sentidos, ou vivem com alguma necessidade especial podem continuar a contribuir de alguma forma, ativamente para os seus familiares, companheiros, e comunidade.
Os desafios de uma população em processo de envelhecimento são globais, nacionais e locais é por isso que superar esse desafio requer um planejamento inovador e uma reforma nas politicas substanciaistanto em países desenvolvidos que enfrentam os maiores desafios, e a maioria deles não possuem politicas abrangentes para o envelhecimento, ou seja, podem esta sujeita a doenças que se agrava, de uma péssima administração dos hospitais que na sua maioria não fornece atendimentos adequados com profissionais especializados em alguns desses países, que apesar do avanço da saúde ela não é para todosgratuitamente, para se ter um bom atendimento é preciso pagar por ele. Alguns fatores são determinantes para que se tenha um envelhecimento saudável. Sabemos que o meio ambiente, a carga genética influenciam nesse processo, porém existe um fator que pode ser considerado determinante que é nosso estilo de vida, sendo assim alguns cuidados precisam ser tomados:
Cuidar da saúde física e cognitiva(praticando atividades físicas, indo regulamente ao médico, praticar atividades de raciocínio lógico que estimule a memória), manter boas relações sociais, participar de momentos de lazer diminuindo a carga de estresse.
Hoje muitos idosos assumem responsabilidades familiares como tomar conta dos netos, assumir financeiramente as despesas da casa, por isso muitos deles sofre com depressão e outras...
tracking img