Manifesto dos pioneiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Os pioneiros da educação nova constatam que: o sistema de organização educacional do país é fragmentário e desarticulado; o aparelho escolar está organizado: falta espírito filosófico e científico;falta unidade e continuidade no plano de reformas no sistema escolar.
- A educação deve se assentar em conhecimentos científicos específicos (da ciência que vai ensinar) e filosóficos e gerais, paraperceber além do “aparente e dos efêmeros”.
O sistema educacional da “América Espanhola” é mais avançado em relação ao Brasil. Por que temos que manter as instituições atrasadas? Por que a educaçãoescolar não acompanha a modernização que ocorre em todos os aspectos da sociedade?A ciência e a filosofia devem estar na base das preocupações.
As reformas educacionais produzidas em alguns sistemaseducacionais no início do século XX compreenderam a complexidade social e se apoiaram na ciência.
Diretrizes que se esclarecem- Espírito novo; gosto pela crítica e debate; consciência da necessidadede aperfeiçoamento constante – posicionam a vanguarda da campanha de renovação educacional.
Reformas e Reformas - Reforma social: ação da escola sobre o indivíduo. Não pode ser uma reformasuperficial e nem tampouco parcial. Deverá ter um “plano integral”.
Finalidades da educação = filosofia de vida = estrutura social. A educação nova é uma reação categórica, intencional e sistemática ante avelha estrutura. Educação não mais como um privilégio de classe, mas assumindo seu “caráter biológico” deverá reconhecer as “aptidões naturais” dos indivíduos – a educação além dos limites de classeassume feições mais humanas. “Hierarquia” das capacidades recrutadas em todas as classes sociais.
Educação Nova não deve servir aos interesses de classe, mas aos interesses dos indivíduos.
Valoresmutáveis e valores permanentes
Trabalho, um valor permanente, sobre o qual se assenta a educação “único método susceptível de fazer homens cultivados e úteis sob todos os aspectos”.
Solidariedade;...
tracking img