Ergononia

778 palavras 4 páginas
COMO SURGIU A ERGONOMIA

12 de julho de 1949, essa é a data "oficial" de nascimento da ergonomia. Diferentemente de outras ciências, cuja origem se perde no tempo e no espaço, a ergonomia possui data de nascimento definida. Foi nesse dia que se reuniu, na Inglaterra, um grupo de pesquisadores e cientistas com o intuito de discutir e formalizar a existência desse novo ramo interdisciplinar da ciência. Contudo, o neologismo ergonomia só veio a ser sugerido na segunda reunião desse mesmo grupo, em 16 de fevereiro de 1950. O vocábulo ergonomia é formado pelos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (regras, leis naturais).

A ERGONOMIA NO DIA A DIA E SUA IMPORTANCIA

A influência da ergonomia, hoje em dia, não se restringe mais à indústria. Através dela, melhora-se a qualidade de vida de idosos, deficientes físicos, crianças em idade escolar, das pessoas em suas residências e da circulação de pedestres em vias públicas. Existe um ramo da ergonomia responsável por testes de qualidade de produtos. Em geral, esse serviço está ligado a órgãos de defesa do consumidor. Além de por à prova a resistência, segurança e desempenho de produtos, esses órgãos divulgam os resultados à população.

Hoje em dia graças ao estudo da ergonomia, podemos encontrar melhores formas de trabalhar, tem sido demonstrado que o nosso corpo pode estar sob estresse e tensão, mesmo quando estamos sentados em uma mesa. Com os estudos do posicionamento correto do corpo que tem como objetivo ocasionar um aumento no conforto e uma maior produtividade nas tarefas que desempenhamos, não temos mais desculpas para reclamar das incomodas dores nas costas no fim de um longo dia de trabalho.

Este seminário tem como objetivo informar sobre o posicionamento ergonômico que podemos adotar no dia a dia, seja em casa, na escola, em uma caminhada, entre outros.

Muitas vezes, mudanças simples como o modo como sentamos e nos movimentamos podem ajudar a aliviar a tensão e preservar a estrutura normal do corpo.

Relacionados

  • Ergononia
    706 palavras | 3 páginas
  • Ergonomia
    442 palavras | 2 páginas
  • ARTIGO FINAL
    4012 palavras | 17 páginas
  • Riscos ocupacionais em uma unidade de suporte avançado de vida no atendimento préhospitalar
    10735 palavras | 43 páginas