Manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO SOCIAL








LEIDILAINE APARECIDA LOURENÇO






















MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA: Burgueses e ProletáriosVarginha
2011
Durante a história das sociedades a luta de classes esteve presente. Sendo uma guerra ininterrupta entre opressores e oprimidos.
A burguesia surgiu na Idade Média,como fruto da sociedade feudal, se fortaleceu após o período das grandes navegações através da comercialização com a América e o Oriente.
À medida que a industrialização se expandia impulsionavao desenvolvimento da burguesia, reafirmando-a como classe dominante e dividindo a sociedade entre duas classes opostas: burgueses e proletários.
O progresso político acompanhou odesenvolvimento econômico. O governo passou a ser subordinado aos interesses burgueses.
As relações pessoais se transformaram em meras relações monetárias, a única liberdade existente era a de comércio. Aburguesia passou a revolucionar toda a sociedade interferindo diretamente nas relações sociais e diluindo todas as antigas relações associadas ao feudalismo.
Com a necessidade de expandir o mercado aburguesia passa a dominar o planeta, explorando e impulsionando o consumo em todos os países. Cria-se uma interdependência entre as nações, a produção material e intelectual é disseminada para todas aspartes do mundo.
Devido ao poder burguês todas as nações foram obrigadas a se transformar em civilizações burguesas e os meios de produção se concentraram nas mãos de poucos.Assistimos hoje a um processo semelhante. As relações burguesas de produção e de troca, o regime burguês de propriedade, a sociedade burguesa moderna, que conjurou gigantescos meios de produção e detroca, assemelha-se ao feiticeiro que já não pode controlar as potências infernais que pôs em movimento com suas palavras mágicas. (Marx e Engels, 1848, p.81)


A história da indústria e do comércio...
tracking img