Manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro do Manifesto do Partido Comunista
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.

Um fantasma ronda a velha Europa - o fantasma do comunismo. Sendo assim todas as potencias se uniram em uma liga, fortalecendo ao máximo a consolidação dos ideais almejados. O comunismo já faz parte da potencia Europeia. Para expor a mundo um conjunto afirmativo de ideias, de"verdades" em que os revolucionários da época acreditavam, A Liga dos Comunistas encomendou a Marx e a Engels a elaboração de um texto que tornasse claros os objetivos dela e sua maneira de ver o mundo. Daí nasce então; depois de varias reformas, a grande obra literária: Manifesto do Partido Comunista.
Burgueses e Proletários
Resume a história da humanidade desde tempos antigos até os dias deentão, descrevendo as duas classes sociais que dominaram o cenário. "Os opressores e os oprimidos" a Burguesia e os Proletariados, classes opostas, porém, tendo a difícil missão de ter que dividir o mesmo espaço.
Burguesia- Classe dominante no período comunista, pois os seus membros possuíam os meios de produção, assim usufruíam dos rendimentos conquistados pela classe trabalhadora.

“A sociedadeburguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas”.

A burguesia moderna é, segundo os autores o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e de troca,e ainda reduzia as relaçõesfamiliares a simples relações monetárias.
Proletários- Classe de trabalhadores, operários modernos, que viviam apenas dos rendimentos do seu trabalho. Sendo útil muitas vezes somente pra trabalhar e multiplicar os ganhos de seus patrões. Sendo muitas vezes mercadorias, artigo de comercio, como qualquer outro.
Os proletários compostos por camponeses, artesãos e operários, por sua vez foram aos poucosse conscientizando de que as coisas teriam que mudar nao dava pra continuar do mesmo jeito. Suas lutas seguiriam o processo de destruição das mercadorias estrangeiras, quebra das máquinas, queima das fábricas, fundação de associações e estariam assim organizados e conscientizados, prontos para uma luta com força e fundamentos próprios, e consequentemente com um posicionamento político: oComunismo.
Diante dessa visão e manifestação revolucionária a burguesia fica impossibilitada de continuar como classe dominante, não possuiria mais os meios de manter a servidão de seus instrumentos humanos, o desejo de transformação proletária passa a ser incompatível com as características da burguesia.
Proletários e Comunistas- Os comunistas mostram-se defensores da classe proletária.
Nacompreensão de Marx e Engels, os comunistas deveriam procurar constituir-se em grupos organizados no interior dos partidos operários de massa que possuíssem nítidas características democráticas, a fim de dar-lhe direção mais firme na luta socialista. Concluem afirmando que os comunistas dariam seu total apoio a qualquer atividade revolucionária que se movimentasse contra o estado de coisas existente emqualquer tempo e lugar, salienta ainda que os comunistas deveriam estar empenhados na união e no entendimento com partidos democráticos de todo mundo
A burguesia por sua vez foi acusada de ser a grande vilã, é culpada pela desigualdade pagando ao operário apenas o salário para as necessidades básicas, e a exploração indevida de seus empregados, pode-se destacar a seguinte frase: “Portanto, nasociedade burguesa o passado domina o presente, na sociedade comunista o presente domina o passado”.Uma clara forma de indignação, pelo caminho que a produção industrial tomava.
Literatura Socialista e Comunista
1- O socialismo Reaccionário
a) O socialismo feudal- Unidas por suas posições econômicas e políticas, os nobres da França e Inglaterra começaram uma luta de poder contra a burguesia,...
tracking img