Manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio: Taylor Egídio
Aluna: Thaís da Silva Bitencourt
Série: 1º ano A
Professora: Nete
Matéria: Sociologia
Tema:


Karl Marx e Friedrich Engels



Jaguaquara - Bahia, 31 deagosto de 2011
Proposta das páginas 48 e 49
Módulo I – Sociologia
Ensino Médio – ÉTICO
ACERTOS E DESACERTOS DO MANIFESTO COMUNISTA
Escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em dezembro de 1847 -janeiro de 1848. Publicado pela primeira vez em Londres em fevereiro de 1848.

Da forma como estava sendo conduzido o capitalismo, não foi surpresa que surgisse um documento tão contundente como oManifesto do Partido Comunista, trazendo esperança e progresso á situação dos operários. Motivou diversos movimentos de trabalhadores, que ajudou a amenizar os problemas relacionados à absurda exploraçãoque sofriam há várias décadas, ao enfatizar a igualdade entre os homens e ao afirmar que os pobres, os pequenos, os explorados, enfim os proletariados também podem ser senhores de suas vidas.
Documentohistórico foi testemunha da rebeldia do seres humanos. Com um texto racional, apaixonante e irônico deixa transparecer a origem comum com homens e mulheres de outros tempos.
Encomendado a Marx e aEngels, intelectuais então quase desconhecidos, um de 30 e o outro de 28 anos, a elaboração do Manifesto saiu com um texto claro e objetivo. Portanto, o Manifesto Comunista é um conjunto afirmativo deidéias, de "verdades" em que os revolucionários da época acreditavam, por conterem, segundo eles, elementos científicos e um tanto economicistas, necessários para a compreensão das transformaçõessociais. Nesse sentido, o Manifesto é mais um monumento do que um documento pétreo, determinante, forte com palavras e frases que queriam ter o poder de uma arma para mudar o mundo, colocando se no lugar"da velha sociedade burguesa uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada membro é a condição para o desenvolvimento de todos." O medo que o comunismo causa acaba por unir todos os...
tracking img