Geografia biblica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 179 (44708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


[pic]
























INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA
Matéria: GEOGRAFIA BÍBLICA

Introdução


Sumário: I - O que é a Geografia? II - A Geografia através da História. III - A estruturação científica da Geografia. IV - A Geografia Bíblica e a sua importância.


A História situa o drama humano no tempo.Pelas asas da cronologia, leva-nos a acompanhar os passos de nossos ancestrais até os nossos dias. Possuímos, porém, uma exigente concepção espacial. Curiosos, de quando em quando, indagamos: "Onde, exatamente, deu-se tal fato?" A Historiografia, por ser documental e limitar-se às crônicas, não pode responder-nos tais questões com precisão.
Recorremos, então, à Geografia.Situando-nos nos palcos da tragédia humana, dá-nos uma idéia mais ampla e mais clara do nosso passado. Através dessa ciência, trilhamos os caminhos de nossos pais e demarcamos os raios de ação de nossos filhos.
Mas, qual a afinidade entre a História e a Geografia?
Afrânio Peixoto responde: "A Geografia será assim a ciência do presente, explicada pelo passado; a História, a ciência do passado,que explica o presente. "
Conscientes dos reclamos temporais e espaciais do estudioso das Sagradas Escrituras, escrevemos esta obra. Unindo a História à Geografia, possibilitamos ao leitor localizar os fatos no tempo e no espaço, desde os primeiros representantes da raça humana até os apóstolos de Cristo.
Faremos uma fascinante viagem da Mesopotâmia à Europa. Percorreremos oscaminhos antigos, para compreendermos por que a nossa fé é tão atual. A Bíblia fornecer-nos-á o roteiro. Ás informações geográficas contidas nas Sagradas Escrituras são exatas e reconstituem, com fidelidade e riqueza de detalhes, a topografia e as divisões políticas da antigüidade. O Estado de Israel, a propósito, com base em informações bíblicas, redescobriu várias minas exploradas pelo rei Salomão que,hoje, continuam a produzir divisas à essa jovem nação.
Entretanto, vejamos como se desenvolveu essa ciência chamada Geografia. Comecemos por defini-la.


I - O QUE É A GEOGRAFIA?
Segundo a etimologia da palavra, "geo" terra; "graphein" descrever, a Geografia limitou-se, de fato, durante séculos, a descrever a Terra. Entretanto, a partir do Século XIX, assumiu um carátercientífico. Não mais limitou-se à descrição; passou, também, a explicar os fatos.
No entanto, as definições variam de autor para autor.
Para o alemão Alfred Hettner, Geografia é o ramo de estudos da diferenciação regional da superfície da Terra e das causas dessa diferenciação.
Richard Hartshorne declara ser o objetivo da Geografia "proporcionar a descrição e a interpretação, demaneira precisa, ordenada e racional, do caráter variável da superfície da Terra".
Ambas as definições, porém, "carecem de consenso sobre o que se entende por superfície da Terra". A Enciclopédia Mirador Internacional pondera: "Tomar como tal apenas a face exterior da camada sólida e líquida, iluminada pela luz do Sol, eqüivale a suprimir do campo de interesse geográfico as minas e aatmosfera. Nesta ocorrem os fenômenos meteorológicos e se configuram os tipos climáticos de profunda influência na vida de todos os seres e, particularmente, na atividade humana.


II - A GEOGRAFIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA
1.1 Na Antigüidade
Os conhecimentos geográficos dos egípcios limitavam-se ao Nordeste da África, à Ásia Ocidental e à Assíria. Os fenícios e gregos foram maislonge. Estimulados por intensas transações comerciais, vasculharam o mar Mediterrâneo. Afoitos e aventureiros por natureza, fundaram Cartago, em 800 a.C, transpuseram o estreito de Gibraltar e chegaram às ilhas britânicas. Eles, afirmam alguns estudiosos, aportaram, inclusive, nas costas brasileiras, onde deixaram inscrições em vários monolitos.
Mais comedidos, os gregos limitaram-se à...
tracking img