Paquimetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. HISTORICO 2

3. OBJETIVOS 4

3.1 Objetivo Geral 4

3.2 Objetivo Específico 4

4. MATERIAIS E METÓDOS 4

4.1 Materiais Empregados 4

4.2 Metodos empregados 4

5. RESULTADOS 4

6. CONCLUSÃO 11

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 12



1. INTRODUÇÃO

A aula pratica foi realizada no dia 30 de outubro no laboratório de Física Experimental noCentro de Tecnologia da Faculdade Pio X, e contou com a orientação do Professor Msc. Darcio.

A prática sobre o paquímetro consistia em realizar medições com precisão do tubo de PVC e de uma peça de madeira, com o auxilio deste instrumento os seus valores e erros serão apresentados neste relatório.

O paquímetro é um instrumento dotado de três pares de bases de referencia. Entre todos os que podeajustar e medir. O paquímetro é bastante utilizado para medidas de pequenos comprimentos em geral e, em particular, para medidas de diâmetros externos, diâmetros internos e profundidades, conforme o par de bases entre as quais for intercalado o objeto a medir. No corpo do instrumento está gravada a escala principal e nele estão, as primeiras bases de cada um dos três pares. Sobre uma peça móveldeslizante, encontram-se as segundas bases e acha - se gravada uma escala auxiliar nônio ou vernier que facilita a leitura de frações de divisão da escala principal. Seja n o numero de divisões do nônio e u a amplitude (comprimento) de cada divisão. O comprimento total da escala do nônio será nu.
Quando o paquímetro está fechado, isto é quando as duas bases de medidas de cada par estão encostadasuma na outra, a distancia entre elas, evidentemente, é nula e o traço zero da escala do nônio coincide com a continuação do traço zero da escala principal. Quando se desloca a parte móvel do paquímetro, a distancia que houver entre as bases de medida será igual a distancia entre o traço zero da escala e o traço zero do nônio. Assim, o traço zero do nônio serve de índice para as leituras decomprimento na escala principal.


2. HISTORICO

Paquímetro em grego significa; paqui (espessura) e metro (medida), por vezes também chamado de craveira em Portugal. É um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lidaem sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.

Na maioria das vezes os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20 °C. Ele apresenta uma precisão menor do que omicrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do nônio e n é o número de divisões do nônio.

O primeiro nônio foi um processo de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes. Quando aplicado num instrumento, este processo possibilitava as medições com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena dequilômetros.

Na França, o conceito foi modificado, por Pierre Vernier, onde foi usado para construir instrumentos de metrologia com escalas de medição muito precisas. Por causa disto, o nónio também é conhecido como vernier.

O nónio pode ser descrito como um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra. Na segunda é possível ler uma fração damedida da primeira escala. Em um paquímetro típico, a escala principal é calibrada em milímetros, e o nónio permite realizar medidas com precisão de 0,05mm.

Na foto, é mostrado um paquímetro com nónio, capaz de realizar medidas com uma precisão máxima de 0,02 milímetros. O nónio é a escala inferior, que desliza sobre a escala superior (principal). O traço do nónio que se alinhar perfeitamente com...
tracking img