Geografia biblica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 97 (24021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA BÍBLICA

Geografia é a ciência que descreve a superfície de uma região, seus acidentes físicos, climas, solos e vegetações, assim como as relações das pessoas com esse meio. Ela não explica tudo, mas fornece elementos importantes para que se possa compreender a história, a economia, a organização política, a cultura, enfim, a forma de pensar e viver de um povo.
A Bíbliadescreve sua geografia com palavras poéticas e idílicas: “a terra que mana leite e mel” (Ex 3.8; 13.5; 33.3; Lv 20.24; Nm 13.27; 14.8; 16.13,14; Dt 6.3; 11.9; 26.9,15; 26.15; 27.3; 31.20; Js 5.6; Jr 11.5; 32.22; Ez 20.6,15). Quem não conhece a região, pode ser traído por essa expressão. Com algumas poucas exceções, a paisagem é sóbria, com colinas, montanhas pedregosas, vegetação pobre, grandesáreas semi-desérticas ou desérticas. A expressão só adquire sentido para quem procede do grande deserto siro-arábico. Foi a partir dessa perspectiva que os israelitas viram a terra prometida, depois de vagar pelo duro deserto.
O território bíblico é conhecido por diversas expressões: a) Terra de Canaã ou Canaã: A Bíblia emprega esse nome quando a terra era só uma esperança e uma promessa. Porisso ele aparece nada menos que 78 vezes de Gênesis a Juízes (p.ex.: Gn 12.5; 13.12; 37.1; Nm 13.2; Js 17.12; Jz 1.9,27). Depois que os textos bíblicos descreveram a ocupação do território pelos filhos de Israel, esse nome é utilizado só raramente (11 vezes em Sl, Is, Ez, Os, sempre como referência ao passado). O nome deriva de Canaã, quarto filho de Cão e neto de Noé. Etimologicamente significa“habitante de terras baixas”, indicando sua preferência por planícies. São os antecedentes dos fenícios (a Fenícia é conhecida no Novo Testamento como “os lados de Tiro Sidom”). Por referir-se apenas à região costeira do Mar Mediterrâneo, o nome não combina com o restante do território, muito menos com a Transjordânia, do outro lado do rio Jordão.
b) Terra de Israel: A expressão hebraica‘erets Israel, utilizada na literatura rabínica e consagrada pelo moderno Estado sionista, não aparece mais que onze vezes na Bíblia (1 Sm 13.19). Após o cisma entre o sul e o norte, designava apenas o reino do norte. A expressão hebraica ‘admat israel, usada dezenove vezes em Ezequiel, designa o solo da terra santa privado de seu povo e da presença divina.
c) Terra de Judá ou Judéia: Aprincípio, referia-se apenas à area que coube à tribo de Judá. Após a divisão do reino, o termo englobou a território de Benjamim, formando a reino de Judá. Quando o povo voltou do cativeiro babilônico e reorganizou a vida nacional, o nome passou a designar todo o território compreendido na bênção de Jacó (Gn 49.8-12) e seus habitantes passaram a ser chamados de “judeus”.
d) Terra prometida ou terrada promessa: Baseado na promessa feita a Abraão em Gn 12.1-4, esse nome é usado pela tradição judaica, cristã e até muçulmana. A expressão “a terra que Javé jurou dar a vossos pais” aparece 15 vezes em Deuteronômio (1.8; 6.10; 6.23; 28.11; 29.13).
e) Terra Santa: Baseado em Zc 2.12, o nome foi adotado por cristãos da Idade Média (Ex 3.5; 1 Sm 13.19; Zc 2.12).
f) Palestina: O termonão aparece na Bíblia como designação da terra. Fora do ambiente judaico, é hoje a designação mais comum. O nome foi utilizado pelos romanos para designar a província da Judéia após a rebelião judaica liderada por Bar Kochba nos anos de 132 a 135. Generalizou-se no período bizantino, quando foi tomado da linguagem administrativa do Império Romano. Os romanos tomaram a expressão de Heródoto (falecidopor volta de 425 a.C.), historiador da Ásia Menor conhecido como “o pai da história”, que chama de Síria-Palestina, ou simplesmente Palestina a região que vai desde a Fenícia até o Egito. Etimologicamente, Palestina provém de palastu ou peleshet, que é o nome que recebe o país dos filisteus em documentos assírios do sétimo século antes de Cristo e na Bíblia.
Como se vê, a Bíblia...
tracking img