Manifesto comunista de karl max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por: José Carlos de Oliveira Ribeiro, 2008     Orientadora Professora: Dirce Maria
Segundo a autora, o período que vai de 1549 a 1758 a educação era realizada através dos jesuítas, estes praticavamuma didática no objetivo de preparar padres-mestres e, sobretudo um ensino oferecido apenas à elite colonial não permitia o desenvolvimento do senso crítico, pois era decorativo, dessa forma instigavao exercício da memória.
Após os jesuítas, não ocorreram no país grandes movimentos pedagógicos. A nova organização pombalina representou um retrocesso, professores leigos começaram a ser admitidospara as aulas régias através da reforma pombalina.
A partir de 1870, o ensino começava as separar da igreja e sendo uma responsabilidade também do Estado, oferecendo a educação gratuita com umapedagogia tradicional que o professor era como se fosse o dono da verdade, ou uma enciclopédia, o aluno tinha o dever de memorizar tudo. O método calcado em preparação, apresentação, comparação,assimilação, generalização e aplicação, segundo a autora,baseando na teoria de Demerval Saviani. Porém a inclusão da disciplina de Didática no currículo dos cursos de formação de professores só ocorreu em 1934.
Apartir de 1930, efetivou-se a Reforma Francisco Campos, organizou o ensino comercial e adota-se o regime universitário para o ensino superior, organiza a primeira universidade brasileira. A Faculdadede Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e o ensino de Didática nos cursos de formação de professores a nível superior em 1934.
Em 1946, o Decreto-Lei Nº 9053 desobrigava o Cursode Didática e já sob a vigência da Lei Diretriz e Bases, Lei 4024/61, o esquema de três mais um foi extinto pelo Parecer nº 242/62 do Conselho Federal de Educação, a Didática perdeu seusqualificativos geral e especial e introduz-se a prática de ensino sob a forma de estagia supervisionado entre 1948-1961 criam-se o (INEP) Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e o (GOT) Ginásio de...
tracking img