Sulfatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CCEN – CENTRO DE CIENCIAS EXTAS E NATURAIS
DQ – DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

SULFATOS
Andreza Cipriani

BLUMENAU-SC
SETEMBRO-2012

ANDREZA CIPRIANI

SULFATOS
Trabalho apresentado a Universidade Regional de Blumenau como requisito para obtenção de nota na matéria de Mineralogia.
Prof. Juarês José Aummond

BLUMENAU-SC
SETEMBRO-2012
Sumário1. OCORRENCIA E ABUNDANCIA DE ENXOFRE 4
2. SULFATOS 5
2.1 Principais Minerais, Ocorrência e Aplicações 6
2.1.1 Alunita 6
2.1.2 Anglesita 7
2.1.3 Anidrita 8
2.1.4 Antlerita 10
2.1.5 Barita 10
2.1.6 Calcantita 11
2.1.7 Celestita 12
2.1.8 Epsomita 13
2.1.9 Gipsita 14
2.1.10 Glauberita 16
2.1.11 Polihalita 17
3. CONCLUSÃO 18
4. REFERENCIAS 19

OCORRENCIA EABUNDANCIA DE ENXOFRE

O enxofre (do latim sulphur) é um elemento químico de símbolo S, número atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e de massa atômica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido. (MARTINS, et al., 2001)
É um não-metal insípido e inodoro, facilmente reconhecido na forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo emsua forma pura (especialmente em regiões vulcânicas). O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas. (HOROWITZ, et al., 2005)
Os compostos de enxofre mais importantes, presentes naatmosfera, compreendem espécies tais como: COS, CS2, (CH3)2S, H2S, SO2 e SO4. A transformação destes compostos na troposfera exibe uma clara tendência em direção aos estados de oxidação mais comuns os valores -2, +2, +4 e +6. (MARTINS, et al., 2001)
O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanizaçãoda borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufatura de fosfatos fertilizantes. Os sulfitos são usados para branquear o papel e como conservantes em bebidas alcoólicas. O tiossulfato de sódio é utilizado em fotografia como fixador já que dissolve o brometo de prata; e o sulfato de magnésio (sal de Epsom) tem usos diversos como laxante, esfoliante ou suplemento nutritivo paraplantas e na produção de sulfureto de hidrogênio (ácido sulfídrico). (WADE, et al., 1963; ALBUQUERQUE, 2008)
As plantas absorvem o enxofre do solo como íon sulfato, e algumas bactérias utilizam o sulfeto de hidrogênio da água como doadores de elétrons num processo similar a uma fotossíntese primitiva. (HOROWITZ, et al., 2005)
O enxofre é o 16º elemento em ordem de abundância, constituindo 0,034% empeso na crosta terrestre, é encontrado em grandes quantidades na forma de sulfetos (galena) e de sulfatos (gesso). Na forma nativa é encontrado junto a fontes termais, zonas vulcânicas e em minas de cinábrio, galena, esfalerita e estibina. É extraído pelo processo Frasch, processo responsável por 23% da produção, que consiste em injetar vapor de água superaquecido para fundir o enxofre, queposteriormente é bombeado para o exterior utilizando-se ar comprimido. (ALBUQUERQUE, 2008)
Neste trabalho serão abordados os minerais derivados do enxofre da classe dos sulfatos, os quais tem como principais minérios:
* Gipsita;
* Anidrita;
* Celestina;
* Barita;
* Anglesita;
* Epsomite;
* Alunita;
SULFATOS
Sulfato é o íon SO42-, consistindo de um átomo central de enxofreligado por ligações covalentes a quatro átomos de oxigênio. O ânion sulfato apresenta estado de oxidação 2-. (NEVES, 2003).
O ânion sulfato forma produtos químicos iônicos solúveis em água, exceto CaSO4, SrSO4, e BaSO4. Estas características de solubilidade e insolubilidade de determinados sais de sulfatos são muito interessantes do ponto de vista industrial. Os sulfatos são descarregados em...
tracking img