Manejo florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manejo Florestal
1.Conceito
A Lei de Gestão de Florestas Públicas define manejo florestal como a “administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutosnão madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal”, mais simplificadamente, a técnica pode ser conceituada como o uso combinado de práticas de planejamento e princípios de conservação que visam garantir que uma determinada floresta seja capaz de suprir, de forma contínua, um determinado produto ou serviço. O manejo das florestas, previsto por Lei desde 1965,envolve produção, rentabilidade, segurança no trabalho, respeito à legislação, logística do mercado, conservação florestal e serviços ambientais.

2.Criação
Originário do antigo continente europeu, no século XIX, o ordenamento florestal estava ligado à práticas silviculturais aplicadas nos povoamentos florestais, incluindo os seus aspectos financeiros e organizacionais, visando a produção demadeiras. Na segunda metade do século XIX, o ordenamento foi levado pelos europeus para a Ásia numa tentativa de adaptá-lo às florestas tropicais. No início do século passado, o ordenamento foi introduzido na África, somente chegando na América na década de 40. No entanto, apenas no início dos anos 90 é que começaram a serem implantados planos de manejo florestal. O desenvolvimento das técnicas deexploração e condução da floresta, sensoriamento remoto, tecnologia de produtos florestais e capacidade de armazenamento e processamento de informações possibilitaram a consolidação do Manejo Florestal em florestas tropicais.

3.Razões para o Manejo Florestal
O desenvolvimento de técnicas de manejo florestal garante a manutenção da exploração e produção de madeira nas áreas e proporciona maior vida útilà terra processada, cerca da metade do tempo demandado pela exploração não manejada. Além disso, os benefícios econômicos do manejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividade do trabalho e da redução dos desperdícios de madeira. A partir da adoção das técnicas de manejo, as atividades sofrem redução de riscos de acidentes de trabalho. Apesar de ainda ser praticado empequena escala, o manejo florestal é obrigatório por lei. As empresas que não aplicam o manejo estão sujeitas a diversas penas. Embora, a ação fiscalizatória tenha sido pouco efetiva até o momento, o processo de monitoramento está aumentando e a pretensão do Estado é intensificar a fiscalização das áreas verdes. Com a adoção dos planos de manejo, empresas e produtores podem obter um certificadocom “selo verde” cada vez mais exigido

pelos grandes compradores de madeira, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Além dos benefícios comerciais, a prática do manejo sustentável garante a conservação de espécies animais e vegetais prolongando a vida útil das áreas exploradas, contribuindo assim para o equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclohidrológico e retenção de carbono.

4.Benefícios do Manejo Florestal
A adoção do manejo florestal resulta em redução de desperdícios, aumento na produtividade da exploração, diminuição da quantidade de árvores comerciais danificadas e melhoria expressiva da segurança do trabalho. Redução de desperdícios de madeira no corte e arraste. As perdas de madeira no volume derrubado foram reduzidas de 26% sem manejopara apenas 1% na área manejada. *Volume e proporção de madeira desperdiçadas na exploração convencional e manejada, Projeto Piloto de manejo florestal, Paragominas, Pará, 1996. Tipo de desperdício Erro na altura do corte de derrubada Rachadura Erro no desponte Toras não encontradas pela equipe de arraste Total de perda em % TOTALPERDAS EM M³/HA Perda em % do volume derrubado – Manejada 0,0 1,0...
tracking img