Manejo florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manejo Florestal
É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo econsiderando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de naturezaflorestal;

O manejo florestal é uma técnica de corte de árvores ambientalmente correta.
Com o manejo a porção da floresta onde as árvores são extraídas é dividida em vários pedaços, conforme otamanho da área. Esses pedaços, módulos ou talhões, são explorados por um período de até um ano.
A retirada de árvores é coordenada por engenheiros florestais que classificam todas os indivíduos queexistem no local e indicam quais podem ser abatidos. Somente os indivíduos que já completaram seu ciclo de vida e deixaram descendentes são retirados.
Desta forma a floresta pode se regenerar semperder sua biodiversidade. Depois da primeira retirada a área permanece intacta por 25 anos.
Durante esse período a floresta pode voltar a crescer. O manejo quase não gera impacto na mata. Em uma áreade um hectare, com cerca de 300 árvores, apenas dois indivíduos são extraídos.
Algumas áreas de alto valor de conservação também são deixadas intactas, e não são exploradas em nenhum momento. Essasáreas são identificadas no plano de manejo por serem refúgios de animais ou locais onde existem espécies raras como o mogno e a castanheira.
Durante o Manejo Florestal muitas árvores de grandeporte são deixadas na mata para funcionarem como matrizes para a regeneração da floresta
A fiscalização é feita constantemente pelo Ibama.Se houver ver alguma conduta irregular a empresa é autuada emultada
Manejo Florestal em etapas

Macro Planejamento

* Seleção das áreas aptas ao manejo;
* Quantificação do Potencial da Floresta;
* Dimensionamento e Definição das UPA’s (unidade...
tracking img