Mandalas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia da Educação
Mandalas

Resumo: O presente artigo procura em primeiro lugar, demarcar o mundo das mandalas e a sua influência na aprendizagem. Através das mandalas o indivíduo enriquece espiritualmente, dando asas à sua imaginação e criatividade, quebrando barreiras até aí intransponíveis. O ser humano possui várias artes: arte de pensar; memorizar; criar; executar e através dasmandalas desenvolve níveis de aprendizagem que o levam a ver o mundo com outros “olhos”. O mundo passa a ter cor, deixa de ser tão cinzento…

Palavras-chave: Educação, mandalas e aprendizagem

Introdução
Este trabalho constitui uma reflexão sobre a aprendizagem usando como recurso o universo das mandalas e seus ensinamentos energéticos. As mandalas, dão ao ser humano a capacidade de poder criar einterpretar a sua própria mandala, sendo através da sua experiência de vida social, familiar ou escolar. A vida é um círculo, tudo gira em volta dela, os amigos, filhos, professores, no emprego, seja em que contexto for tudo se assemelha a uma mandala, que pode ser redonda ou quadrada, depende apenas da nossa criatividade, imaginação e interpretação, contribuindo para o aumento do nossoconhecimento. O processo de construção do conhecimento ocorre numa complexa dinâmica interactiva, da qual participam três elementos essenciais: o indivíduo como sujeito do conhecimento, os conteúdos e os significados. Esta concepção supõe um caminho em direcção à identificação e análise dos mecanismos mediante os quais ocorre o conhecimento (Vygotsky, 1984, cit. In Freitas, 2005, p. 109). Cada mandala temuma mensagem, que será descodificada de maneira diferente por cada indivíduo, ao sermos seres únicos as interpretações diferem, depende somente da nossa imaginação, criatividade, forma de encarar e estar na vida, porque também é preciso ter arte para se estar nela.

UNIVERSO MANDALA

Tudo na vida deriva de um universo mandala, a terra, o sol, a lua, a natureza e a criação humana. Para quetudo gire precisamos da energia que emana do centro da mandala, sem essa energia não havia vida e é essa energia que faz a conexão entre os diversos órgãos do nosso corpo, é a força do movimento que faz com que tudo aconteça, faz com que a natureza crie e se desenvolva (Mello, 2008).

O QUE SÃO MANDALAS
Mandalas são símbolos mágicos ou sagrados, na cultura indiana significa centro e sãoorganizadas a partir da sua centralidade que emana paz, existindo em muitas outras culturas como símbolos religiosos. Estão presentes nas pinturas rupestres, no hinduísmo e budismo, na natureza, família, na vida e no círculo de amigos. O ser humano sente necessidade do contacto com a totalidade, a procura pelo centro, pela verdade interior, representando a organização estrutural da própria vida (Mello,2008). A mandala é utilizada para a meditação e concentração aumentando a percepção dos nossos pensamentos, alertando-nos para o que está bem ou mal no nosso mundo interior. Há uma tomada de consciência e a indagação aparece! Quem sou eu… Que faço aqui… Para onde vou… A mandala foi introduzida na Psicologia por Carl Gustav Jung como símbolo da unidade, da totalidade do Self, descobriu que criar anossa própria mandala é abrir um caminho para o nosso interior em busca de algo inconsciente, abrindo as portas à criatividade para novas aprendizagens e enriquecimento do desenvolvimento pessoal.

Segundo Ritchie (cit. In Mello, 2008),
As ma nd a la s são má gi cas , mo me n to s ap r ee nd id o s, e sp e l ho s d e no s s o ca mi n ho , d a nd o co r e fo r ma à ma ra vi l ha i nt erio r , i nter mi n á vei s,

enq u a nto a eter n id ad e o sc ila e ntre a p ro xi mi d ad e e o a fa s ta me n to d a b o r d a d o cír c u lo , atr aí d as e r ep el id a s, mo ve n d o - se d el ic ad a me n te e m no s sa a l ma, p ed i nd o ap e na s ab ert ur a e esp aço p ara ver a l uz q u e b ri l ha, a r o d a q ue gir a ma is u m a v ez.

A ORIGEM DAS MANDALAS
As mandalas assentam em...
tracking img