Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO........................................................................... 1

2. DESENVOLVIMENTO............................................................... 2

3. CONCLUSÃO............................................................................ 6

4. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO............................................ 7I. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma abordagem teórica anatômica sobre a inervação e vascularização dos membros superiores, fornecendo conhecimentos a cerca da irrigação e drenagem linfática dessa região. Demonstra também através de imagens os principais espaços anatômicos seus circuitos dos vasos e estruturas irrigadas e drenadas, dando ênfase nas partes principais de cada tema,suas formações, localizações e importância fomentando base para apresentação de seminário.



















II. INERVAÇÕES DOS MEBROS SUPERIORES

Os nervos dos membros superiores se originam na coluna vertebral, da primeira vértebra cervical à seção da primeira vértebra torácica, sendo comumente classificados como nervos motores, sensoriais ou mistos, contendo capacidadesmotoras e sensoriais.

A maioria dos nervos no membro superior origina-se no plexo braquial, uma importante rede nervosa que supre o membro superior; começa no pescoço e estende-se ate a axila (após o plexo cruzar a 1ª costela). O plexo braquial é formado pela união dos ramos anteriores dos quatro últimos nervos cervicais (C-5 A C-8) e o primeiro nervo torácico (T-1) que constitui as raízes doplexo braquial.
As raízes do plexo geralmente atravessam a abertura entre os músculos escalenos anterior e médio (scalenus anteriores e médiuns) com a artéria subclávia. As fibras simpáticas conduzidas por cada raiz do plexo são recebidas dos ramos cinzentos dos gânglios cervicais médios e inferiores quando as raízes seguem entre os músculos escalenos.
Note que enquanto existem sete vértebrascervicais, há oito raízes de nervos espinais cervicais. Pois a primeira raiz da vértebra cervical se origina acima da primeira vértebra cervical e a oitava raiz nervosa cervical, abaixo da sétima vértebra cervical.

NERVOS DO PLEXO BRAQUIAL

Os nervos espinais apresentam ramos anteriores e posteriores (ramos ou braços). O anterior forma o plexo braquial, que é tipicamente dividida em duaspartes baseadas na posição relativa à clavícula: as partes supraclaviculares (acima da clavícula) e infraclavicular (abaixo da clavícula).



NERVOS SUPLACLAVICULARES
O nervo dorsal da escápula (ramos anterior e posterior C5) inerva o levantador da escápula e os músculos rombóides maior e menor.
O nervo torácico longo(ramos anterior e posterior C5, C6 e C7) inervam o músculo serrátilanterior. Dois nervos vindos de um dos três grupos de nervos do plexo braquial, conhecidos como tronco superior, médio e inferios, são os nervos subclávios (C4, C5, C6), inervando o músculo subclávo e os nervo subclávo supra-escapular (C4,C5,C6), inervando os músculos supra e infra-espinais do manguito rotador.



Vista posterior dos nervos das costas: o trapézio e o grande dorsal foram cortados edobrados à esquerda. O trapézio foi removido; o levantador da escápula e os rombóides foram cortados à direita.

NERVOS INTRACLAVICULARES
Três grandes fascículos de nervos (lateral, medial e posterior) são formados no plexo braquial a partir de divisões dos troncos superiores, médio e inferior dos nervos espinhais. Os nervos infraclaviculares saem do fascículo lateral, que são os nervospeitoral lateral (C5, C6, C7), inervando o músculo peitoral maior; a parte lateral do nervo mediano (C5, C6, C7) inerva a maioria dos músculos anteriores do anebraço e alguns da mão; já o nervo musculocutâneo (C5,C6,C7), inerna os músculos anteriores do braço.
Existem cinco nervos principais do plexo braquial que saem do fascículo medial (figura 6.3). O nervo peitoral medial C8, T1) inerva os músculos...
tracking img