Malow e rogers

2108 palavras 9 páginas
INTRODUÇAO

Nosso grupo procurou conhecer mais a fundo o trabalho desenvolvido por Rogers e Maslow, buscando entender o quanto eles influenciaram os caminhos da Psicologia, com suas teorias que na época pareceu muito abrangente, porém, sem esquemas que lhe dessem um delineamento organizado, como haviam feito seus antecessores, e até mesmo seus oponentes contemporâneos.

ABORDAGEM HUMANISTA
O ensino "centrado" no aluno é derivado da teoria, também rogeriana, sobre personalidade e conduta. Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pesoa integrada.
Homem: O homem é conciderado como uma pessoa situada no mundo. É unico, quer em sua vida interior quer em suas percepções e avaliações do mundo.
O objetivo último do ser humano é a auto-realização ou uso pleno de suas potencialidade e capacidades.
O homem não nasce com um fim determinado, mas goza de liberdade plena e se apresenta como um projeto permanente e inacabado.
Mundo: É um fênomeno subjetivo, pois o ser humano recontrói em si o mundo exterior, partindo da sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significado.
O mundo é algo contruído pelo homem diante de si mesmo.
Sociedade-Cultura: A unica autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal.
Conhecimento: A experiência pessoal subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana.
O homem obtem conhecimento ao experiênciar as coisas.
O ser humano tem curiosidade natuaral para o conhecimento.
O conhecimento é inerente a atividade humana. O ser humano em curiosidade natural para o conhecimento.
Educação: A educação assume significado amplo, pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em

Relacionados

  • Psicologia humanista
    1790 palavras | 8 páginas
  • Fenomenologia
    2129 palavras | 9 páginas
  • Psicologia Humanista
    2324 palavras | 10 páginas
  • Teorias em psicologia
    3407 palavras | 14 páginas