Inerruptores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Quando se Fala de instalações elétricas, a variedade de materiais, instrumentos e ferramentas é grande. Dentre tal variedade existem os interruptores, que são usados para o acionamento de lâmpadas e campainhas por exemplo. Além disso há um bom número de tipos de interruptores e suas funções. Em vista disso é interessante sabermos o que são interruptores, qual a sua finalidade, quaissão os seus tipos e funções e também quais devem ser os cuidados a serem tomados na instalação e no uso destes. Portanto tais perguntas serão analisadas e tratadas neste trabalho.

1) O que são interruptores?

Um interruptor é uma chave capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes sob condições normais do circuito, que podem incluir sobrecargas de funcionamento especificadas, etambém conduzir, por tempo especificado, correntes sob condições anormais especificadas, tais como as de curto-circuito. Á diferença principal entre um disjuntor e um interruptor é que o disjuntor pode estabelecer, conduzir (por tempo especificado) e interromper correntes sob condições anormais do circuito (por exemplo, curto-circuito), enquanto o interruptor só pode conduzir (também por tempoespecificado) tais correntes.
APARELHOS DE COMANDO
Interruptores são aparelhos que servem para ligar ou desligar os circuitos elétricos fundamentalmente, constam de uma parte fixa e de outra móvel, ambas feitas de cobre; se pusermos ambas as partes em contato, fecharemos o circuito e, por exemplo, uma lâmpada intercalada no mesmo se acende. Nesse instante, o interruptor estará fechado e sefizermos a manobra inversa, dizemos que o interruptor estará aberto.)
Uma das propriedades principais que o interruptor deve possuir é um bom contato, para que não se aqueça excessivamente. Antigamente, os interruptores eram duas peças de cobre maciças e planas, mas os contatos eram defeituosos, principalmente porque as camadas de pó formadas acentuavam ainda mais o defeito. Atualmente, osinterruptores sao formados de barras de cobre em forma de alavanca em um dos extremos que se encaixam em duas lâminas flexíveis que prendem a barra de cobre que forma a alavanca.
Os interruptores podem ser unipolares, tripolares e tetrapolares segundo o número de barras.
Deve-se observar que, via de regra, o interruptor aciona estando o circuito em carga; ao abrir-se o circuito, desprende-se o arcodeteriorando as peças de contato. Para evitar este inconveniente, são feitos os interruptores chamados de ruptura brusca. Neles a alavanca de manobra é unida à lâmina de contato por um dente que se distende por meio da alavanca até conseguir a força suficiente para arrancar a lâmina de dentro das peças de contato, tornando a pô-la bruscamente em contato com a alavanca.

2) Qual é o princípio dofuncionamento dos interruptores?

Os tipos mais comuns de interruptores de uso geral são aqueles destinados ao comando de iluminação, isto é, ao comando de uma ou mais luminárias (pontos de luz) de um circuito de iluminação, desde um ou mais pontos.
No caso mais comum de instalações em locais de habitação (residências, hotéis, motéis e similares) e em locais comerciais (escritórios, lojasetc.) e institucionais (escolas, templos etc.), os circuitos de iluminação são monofásicos do tipo fase-neutro; nesses casos são usados interruptores unipolares, como é mostrado na figura 4.8.1. Em alguns locais comerciais (supermercados, centros comerciais etc.) e na maioria das instalações industriais, os circuitos de iluminação são monofásicos do tipo fase-fase; aí são usados interruptoresbipolares ou, por vezes, contatores
Os interruptores unipolares são geralmente fabricados com os valores nominais de l0A e 250V, enquanto os bipolares são geralmente de 25 A e 250 v.
A Fig. 4.8-IV mostra um tipo de ligação para comando desde dois pontos, muito comum na pratica, porém errada e perigosa. Como vemos, a tensão entre os pontos B e C é a mesma existente entre fase e neutro; assim,...
tracking img