Monografia de pedagocia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INhbTRODUÇÃO

A escola tendo como principal objetivo promover diversas formas de conhecimento, apresenta sob vários aspectos a abrangência do termo “educar”. A educação se faz em espaços/instituições formais e não-formais. Então, do mesmo modo que a educação formal se desenvolve na escola, a educação não-formal pode se desenvolver em diversos lugares, como diz Gonh (2008, p.101) ”os espaçosonde se desenvolvem ou se exercitam as atividades da educação não-formal são múltiplos”, que dentre outros pode ser destacado as igrejas, sindicatos, a própria escola, partidos políticos, espaços culturais, etc.

Dessa forma, os processos educacionais ampliam-se, visando não somente o conhecimento através dos conteúdos, mas também com ações educativas afetivas, culturais e sociais, que permeiam ocotidiano dos sujeitos envolvidos, permitindo a aquisição de novos conceitos. E para adquirir uma educação de qualidade é necessário, dentre outros fatores, que todos que dela participam (alunos, professores, pais, comunidade, etc.) estejam engajados em atividades voltadas para o crescimento e bom desenvolvimento da escola.

É nesse momento que destaca-se a atuação do coordenador pedagógicodentro do espaço escolar. Em várias instituições de ensino, o coordenador pedagógico restringe sua atuação basicamente em resolver problemas que surgem no cotidiano das escolas. Dessa forma, este perde o foco principal de suas ações para com o espaço escolar, deixando assim de contribuir nos processos de aprendizagem e formação de professores e alunos, decorrente de outras necessidades que acabam sendovistas como práticas corriqueiras no dia-a-dia do coordenador. Assim, destaca Garrido (2003, p. 11) quando diz que “o professor-coordenador encontra obstáculos para realizar sua atividade. É atropelado pelas urgências e necessidades do cotidiano escolar”.

Diante de estudos feitos e experiências vividas dentro de diversos espaços escolares, percebe-se a necessidade de promover estudos maisespecíficos, de forma a compreender a atuação do coordenador pedagógico, visando ações educativas e sociais. Assim, a função do coordenador receberá mais apoio e incentivo da escola como um todo, podendo ser mais bem compreendida e valorizada.

Partindo da necessidade de compreender até que ponto esse profissional de educação influencia na formação de professores, e consequentemente na aprendizagemdos alunos, faz-se entender a importância da elaboração deste trabalho, desenvolvendo a temática “A Atuação do Coordenador Pedagógico na Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Barreiras”, buscando compreender qual a influência que o coordenador pedagógico exerce nos processos de formação desses professores. Além disso, contribui positivamente noreconhecimento da importância do papel que os profissionais de educação exercem nos espaços escolares, promovendo reflexões, indagações, críticas e possíveis mudanças na visão existente sobre a função do coordenador pedagógico.

Seguindo objetivos pré-definidos, esta pesquisa tem como essência compreender a influência que o coordenador pedagógico exerce na formação profissional docente,identificando as ações do mesmo no cotidiano escolar e verificando as contribuições do coordenador nos processos de aprendizagem dos alunos.

De início, um levantamento teórico bibliográfico foi feito de acordo com as ideias de vários autores, que discute temáticas acerca da coordenação pedagógica e como este, no exercício de suas funções, contribui na formação de professores. Um estudo de campo deucontinuidade à investigação sobre a temática. Dados foram coletados na escola pesquisada a partir de observações do espaço escolar e de seus atores sociais e dentro desse contexto, identificar a postura do corpo docente, funcionários e coordenador pedagógico frente à questão da importância da formação continuada e suas conseqüências na aprendizagem dos alunos. Assim, como questionários aplicados...
tracking img