Maldita internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Geografia
A questão da energia:
Para sobreviver e evoluir, a humanidade extrai, transporta e transformar os recursos naturais em bens de consumo, para isso é requerido uma boa quantidade de energia.
Do ponto de vista da Física energia é a capacidade de realizar trabalho, baseado nisso é possível afirmar que energia é tudo aquilo que pode provocar mudanças no meio em que vivemos.A humanidade diversifica as fontes de energia:
Durante muito tempo a força física foi basicamente a única fonte de energia utilizada pelas sociedades primitivas, porém a descoberta do fogo e a sedentarização fez com que houvesse a necessidade do emprego de novas fontes de energia. Com o esgotamento da madeira, europeus passaram a buscar outras fontes de energia, fazendo assim as abundâncias dejazidas de carvão mineral passassem a ser a fonte de energia mais produzida e consumida, fato que contribuiu a Revolução Industrial.
Com a chegada da industrialização os Estados Unidos o país passou a explorar minas de carvão mineral para combater a crescente necessidade de energia, tornando-se assim um dos maiores produtores mundiais desse minério.
As fontes de energia primárias:
Segundo oDepartamento de Energia dos Estados Unidos, 80% da energia primária consumida no mundo em 2005 foi produzida mediante queima de combustíveis fósseis.
Essa situação não deverá mudar nas próximas décadas. Ao contrário, a tendência é haver um aumento de consumo desses combustíveis. Além deles, o gás natural é outro combustível fóssil que será bastante consumido nas próximas décadas.
Fontes deenergia alternativas:
Com a perspectiva do esgotamento de combustíveis fósseis, muitos países tem desenvolvido formas alternativas de fontes de energia como a biomassa e a hidrelétrica.
Uma das fontes alternativas que traria um bom benefício é o hidrogênio, um elemento químico que produz pouco resíduo e tem custo baixo.
A energia eólica é uma fonte de energia bastante conhecida, que há muitotempo é utilizada para mover moinhos. Com o agravamento do aquecimento global estima-se que existam 30 mil geradores de energia eólica em operação em todo o mundo.
Já a energia geotérmica pode ser aproveitada nas áreas vulcânicas que se estendem ao longo do ponto de contato entre placas tectônicas.
A questão dos transportes:
Com o passar do tempo alguns meios de transporte começaram a serutilizados, um exemplo são as carroças puxadas por animais domesticados, como os cavalos.
Em plena Revolução Industrial os europeus perceberam a necessidade de desenvolver sistemas de transporte mais eficientes. Um grande impulso foi dado aos transportes no século XIX, graças a invenção do motor a explosão fazendo assim que surgisse a indústria automobilística.
O Transporte Terrestre:
O modelo detransporte rodoviário gera muitos empregos diretos e indiretos. Por outro lado consome mais combustíveis fósseis, poluindo a atmosfera e agravando o aquecimento global.
O Transporte Aéreo:
Os aviões, embora tenham menor capacidade de carga do que trens e navios, podem transportar qualquer mercadoria.
No entanto, aviões e helicópteros movimento preferencialmente pessoas, pois o avião possui umgrande inconveniente para o transporte de cargas.
O Transporte Aquaviário:
Já sabemos que entre os séculos XV e XVIII as viagens intercontinentais tornaram-se constantes. Nessa época, porém, as mercadorias eram embarcadas e desembarcadas em pequenas quantidades, com trabalho braçal. Desse modo, os navios permaneciam muito tempo parados nos portos, elevando custos para os comerciantes.
PoluiçãoAtmosférica:
A queima de combustíveis fósseis mas usinas termelétricas libera gases tóxicos na atmosfera. Essa contaminação é agravada em nível mundial, pelo crescimento explosivo da frota de automóveis.

Chuva Ácida:
A queima de carvão e de combustíveis fósseis para obter energia e adicionar fábricas e motores lança dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio na atmosfera. Tais gases...
tracking img