Magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
1. BUSINNES TO BUSINNES 6
1.1 O que é B2B? 6
1.2 Evolução 6
1.3 Aplicação 7
1.4 Impacto Tecnológico 7
2. E-Marketplaces 9
3. MERCADO DE VENDA 11
4. MERCADO DE COMPRA 12
5. MODELOS DE B2B 14
6. CASO B2B BRASILEIRO – MAGAZINE LUIZA 16
7. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL, PLANEJAMENTO DE TI E PLANEJAMENTO DA UTILIZAÇÃODA INTERNET E DO CE NA EMPRESA18
8. HISTÓRICO DE ADOÇÃO DA INTERNET E DO CE, E DE SEU ALINHAMENTO COM A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 19
9. PROCESSO DE APRENDIZADO E PLANEJAMENTO DINÂMICO 22
10. MAGAZINE LUIZA APOSTA NAS REDES SOCIAIS 23
11. A ENTRADA NO COMÉCIO ELETRÔNICO 24
CONCLUSÃO 26
REFERENCIAS 27


RESUMO
O presente Plano de Trabalho tem como objetivo central criar a oportunidade de conhecer e ampliar nossosconhecimentos, através da atividade de Pesquisa e Estudo extraclasse, para alcançar a melhor formação profissional.
Na primeira parte faz uma análise global sobre B2B, sua evolução, aplicação, impactos tecnológicos, além de um caso brasileiro de B2B, onde é citada a trajetória da Magazine Luiza nesta forma de negócio.

Palavras-Chave: B2B, Internet, Comércio Eletrônico

INTRODUÇÃO
O Projeto aseguir é fruto do trabalho de pesquisa feito junto à Magazine Luiza e outras fontes, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Logistica no Comércio Eletrônico e obtenção do título de Gestor em Logística no Curso de Gestão de Logística da Universidade Paulista – UNIP – Campus Tatuapé.
O objetivo da pesquisa foi à análise dos conceitos e técnicas usados no B2B e um caso brasileiro nestemodelo de negócio.
Foi seu objetivo também, oferecer uma oportunidade para desenvolver experiências práticas no campo da Gestão em Logística para complementar a formação para o exercício profissional.

1. BUSINNES TO BUSINNES
1.1 O que é B2B?
São empresas vendendo e comprando umas das outras on-line. Mas é algo maior do que apenas comprar e vender, o B2B consiste em evoluir para um circuloque abrange toda a cadeia de suprimentos e seu fornecedores/parceiros a ser gerenciada.

1.2 Evolução
O B2B é visto atualmente como a verdadeira razão de ser do universo digital. Pois antes de se pensar no consumidor final (B2C), as empresas já experimentavam os avanços tecnológicos de relacionamento entre parceiros e fornecedores.
Devido à grande flexibilidade existente no meio dos negócios,ao contrário dos consumidores, a maior parte das empresas tem investido em B2B para ganhar agilidade nos processos de distribuição, estoque, atendimento, fluxo de pedidos, orçamentos, etc.
1.3 Aplicação
O mundo do e-business afirma os investimentos neste campo se espelhando nos estudos de mercado como o feito pelo Gartner Inc. que estima que o volume financeiro em torno do ambiente eletrônicocorporativo cresceu quase 400% entre os anos de 2001 e 2007.
No entanto a implantação desse modelo, ou seja, a transição das técnicas já utilizadas há anos para novas tecnologias não é algo simples. Em muitas empresas de médio e pequeno porte, com ênfase no setor industrial, não obtém um retorno em um curto prazo, aparentando ser uma ação que reflete pouco no caixa da organização. Porém olhandoatravés de uma lente otimista, baseada em estudos reais de mercado, conclui-se que não é necessário ficar esperando a consolidação dos que já aderiram, pois quem está em estágio avançado já possui resultados muito compensadores.
Um exemplo disso são as empresas que possuem em portal de e-procurement já em atividade. Estas mergulharam completamente no ambiente de comércio eletrônico com clientes efornecedores, investindo cerca de US$ 1,5 bilhão entre 147 organizações, e a economia gerada passa as casas dos US$ 19 bilhões nas despesas anuais destas.
1.4 Impacto Tecnológico
O impacto causado por estas mudanças pode variar de acordo com o porte da empresa, a localização e também pela situação atual do mercado. Tomando como exemplo uma grande rede varejista, o investimento em um portal B2B...
tracking img