Magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As grandes empresas buscam constantemente meios para manter sua posição ou conquistar novos mercados, diante de uma concorrência agressiva e clientes cada vez mais exigentes.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma empresa de grande porte que possui departamentalização territorial, ou seja, uma empresa que busca a expansão através da abertura de novas lojas distribuídasestrategicamente em todo o território nacional, sendo orientadas por meio de escritórios regionais, onde cada gerente de loja tem total autonomia para gerenciar e tomar decisões, de maneira que possam adaptar preços e ações mercadológicas ao local onde estão instalados, oferecendo um atendimento diferenciado para os clientes, e consequentemente conquistando novos mercado. Será exposta toda a estruturaorganizacional, componentes, organogramas, entre outras informações que auxiliem na identificação deste modelo de departamentalização.



































1 fundamentação teórica

A teoria estruturalista de modo mais generalista trata dos vários tipos de estrutura. Em se tratando de estrutura interna há cinco mecanismos de coordenação: ajustemútuo, supervisão direta, padronização por processos, por resultados e por habilidades, que estas ajudam à formalização das atividades cargo, fluxo e regras. Evidenciando a especialização que pode ser vertical e horizontal, mostrando os níveis hierárquicos de uma organização desde o topo aos baixos escalões. E dependendo de sua estrutura evidencia a centralização ou a descentralização.
Havendomodelos de organização como: mecanicista, orgânica, pré-burocrática e a burocrática, a qual se divide em: funcional, divisional, matricial e pós-burocrática. Além da estrutura organizacional a mudança da empresa sugere o programa de qualidade 5S (D-OLHO) que nada mais é do que o descarte, a organização, a limpeza, a higiene e a ordem mantida para ter seu funcionamento em 100%. Portanto os mecanismos decoordenação e a qualidade buscam um melhor funcionamento da empresa como um todo, gerando crescimento por seus procedimentos bem sucedidos.
Segundo Oliveira (2009) os fatores que condicionam o estabelecimento de uma estrutura organizacional são:
• Fator humano, ou seja, uma empresa não existe sem a presença das pessoas, que utilizam seus conhecimentos e técnicas para conquistar os objetivosalmejados pela empresa, a eficiência destas pessoas depende de seus conhecimentos, bagagem psicológica e nível de motivação;
• Fator ambiente externo, ou seja, avaliação do processo de relacionamento da empresa com o ambiente externo, identificando como as mudanças podem influenciar nas operações da empresa, se isto pode ser positivo ou negativo, e no segundo caso quais as medidas que a empresaadota para se prevenir destas situações;
• Fatores objetivos, estratégias e políticas, ou seja, análise da influência que os objetivos, estratégias e política bem definidos tem em relação à estrutura da empresa;
• Fator tecnologia, ou seja, análise da tecnologia empregada na empresa, tanto humana quanto em equipamentos e a evolução tecnológica que envolve seu ambiente externo.

De acordo comChiavenato (2003, pg. 209), a departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases daatividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade.
Segundo Chiavenato (2003, pg. 210) “a departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões”.







2. Estudo de caso

O estudo de caso será baseado na empresa Magazine Luiza S/A, hoje considerada a 3ª maior rede de varejo do...
tracking img