Recursos audiovisuais: uma alternativa para o ensino das literaturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECURSOS AUDIOVISUAIS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DAS LITERATURAS




Tatiane Dalzotto Artuzo[1]

RESUMO: O texto refere-se ao uso de recursos audiovisuais nas escolas, onde o objetivo principal é o de usá-lo como uma alternativa para o ensino das diversas literaturas - inglesa, americana, brasileira... além de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. Porém, é necessário usá-lo demaneira adequada, pois o vídeo é visto como um passa tempo, sem um plano racional anteriormente estabelecido. A partir de estas premisas, cabe plantearse una serie de posibilidades diferenciadas en la integración del vídeo en el aula, porque puede potenciarse la eficacia del vídeo en el aula diversificando su uso. Com base nestes pressupostos, há diferentes possibilidades de integração do mesmo nasala de aula, seja ele como estímulo a leitura, discussões, comparações. Neste artigo, há alguns subsídios para alimentar essa discussão, apresentando alguns conceitos sobre linguagem audiovisual, modalidades e funções do vídeo educativo na sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Literatura, leitura, cinema, recursos audiovisuais.

ABSTRACT: The text mentions the use of the audiovisual resource in theschools, where the main objective is to use as an alternative for the education of some literatures like English, American, Brazilian... beyond becoming the attractive and dynamic lessons. However, it is necessary to use of appropriate way, because the vídeo is seen as a pass time, without a rational plan previously established. On the basis of these presupposed, there are differentspossibilities of integration the same in the classroom, like incentive the reading, debates, comparison. In this article, there are some subsidies to feed this debate, showing some concepts about audiovisual language, modalities and function of the educative vídeo in the classroom.

WORD KEYS: literature, reading, cinema, audiovisual resource.


INTRODUÇÃO
A forma como vemos o uso de vídeos nasescolas não é ampla, pois muitos educadores esquecem que por trás de um simples filme há muita literatura, muita cultura. Os profissionais têm dificuldade de buscar e fazer com que as crianças sintam vontade de ler, pois muitos filmes estão presentes em livros, como Romeu e Julieta, Hamlet, O Mercador de Veneza (todos adaptados das obras de William Shakespeare), Amor & Cia (Eça de Queirós), Excalibur(Baseado no livro “O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda” de Thomas Malory), entre muitos outros.
O presente artigo tem como objetivo fomentar o uso de recursos audiovisuais como uma alternativa para o ensino da literatura inglesa, norte americana e brasileira nas escolas. A utilização destes recursos pode despertar um maior interesse, nos alunos, para a aprendizagem no ensino dalíngua inglesa, imprimindo um novo realce nas aulas apresentadas.
Almeida (2004), esclarece:
Quando se fala de cinema, vídeo e televisão na escola, geralmente encaram-se essas produções como ilustrações – o professor passa um filme para ilustrar o que foi falado. Nesse caso fica evidente que o filme assume um papel secundário. Uma espécie de ilustração e imagem inferior aotexto e à explicação oral (ALMEIDA, ano, p 09.)


O uso do vídeo pode ser de suma importância para a educação. Uma das profundas tarefas do professor é ajudar a transformar as informações transmitidas pelo vídeo em conhecimento, de maneira a tornar as aulas mais dinâmicas, atraindo o aluno para os diversos fatos históricos da literatura, estas sendo usadas adequadamente pelo professor. Cabeao professor dar o incentivo ao aluno, mostrar outras realidades e também a diversificar as aulas.
Muitos discentes assistem diversos filmes em casa, e não sabem que na verdade são ricos em cultura. Cabe então ao professor, aproveitar esses momentos para despertar o interesse do aluno. É difícil encontrar alunos que sentem admiração pela literatura, pois não tem contato direto com ela. Os...
tracking img