Macroinvertebrados como bioindicadores da qualidade da água do lajeado salvador - concórdia - sc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR OLAVO CECCO RIGON

ESTÉFANA PARISE MASS

MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA DO LAJEADO SALVADOR CONCÓRDIA - SC

CONCÓRDIA - SC
2012
ESTÉFANA PARISE MASS

MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA DO LAJEADO SALVADOR CONCÓRDIA – SC

Projeto apresentado como exigência para obtenção denota e conhecimento no curso de Pré Iniciação Científica, ministrado pela Universidade do Contestado - Campus Concórdia, sob orientação da acadêmica Simone Silveira.

CONCÓRDIA – SC
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
1.2 PROBLEMA 4
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 5
1.4.1 Objetivo Geral 5
1.4.2 Objetivos Específicos 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 ÁGUA EDIMINUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE AQUÁTICA 6
2.2 BIOMONITORAMENTO E BIOINDICADORES 7
2.3 MACROINVETEBRADOS BENTÔNICOS 7
2.4 ÍNDICES BIOLÓGICOS 9
3 METODOLOGIA 11
3.1 NATUREZA E TIPO DE PESQUISA 11
3.2 ÁREA DE ESTUDO 11
3.3 PONTOS DE COLETA 12
3.4 COLETA DOS MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS 12
3.6 IDENTIFICAÇÃO DOS MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS 12
3.7 ANÁLISE DOS DADOS 13
4 RECURSOS14
4.1 RECURSOS HUMANOS 14
4.2 RECURSOS MATERIAIS 14
4.3 RECURSOS FINANCEIROS 15
CRONOGRAMA 16
REFERÊNCIAS 17
ANEXOS..........................................................................................................18

1INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

A escassez da água doce associada a sua má distribuição e contaminação representam o grande desafio da humanidade quepara os próximos anos, como também o fornecimento de água potável para todos, sendo que apenas 1% de toda água existente na Terra está disponível para o consumo humano, abastecendo mais de 7 bilhões de pessoas (MACÊDO, 2001; PINTO, HERMES, 2006).
A utilização da água deve satisfazer as necessidades básicas e a preservação dos ecossistemas devido a isso é de fundamental importância odesenvolvimento de estudos para um diagnóstico atualizado sobre os recursos hídricos, com metodologias que permitem o estabelecimento de planos de ações e de investimentos para atender às metas de qualidade (SOUZA, FONTANETTI apud DE PAULA, 2010).
Para avaliar as consequências da poluição sobre os ecossistemas aquáticos continentais são necessários vários tipos de estudos, como por exemplo, os programas debiomonitoramento e as análises das variáveis físicas e químicas que fornecem apenas um retrato momentâneo de uma situação dinâmica. (CALLISTO et al. apud DE PAULA, 2010).
Os programas de biomonitoramento são os mais indicados para detectar o nível do comprometimento da vida aquática e avaliar o nível de degradação ambiental. Um tipo de biomonitoramento é o uso dos macroinvertebrados bentônicos quesão organismos que vivem no fundo de ambientes aquáticos, pelo menos, durante parte de sua vida. E são utilizados na avaliação da qualidade biológica da água por serem suscetíveis a uma grande variedade de estressores por apresentarem reduzido movimento de dispersão e pela facilidade de amostragem e identificação (FARIA, ALMEIDA, 2007; CONSÓRCIO ENER-REDE, 2011).
1.2 PROBLEMA

As sociedadesdependem da água para satisfação de suas necessidades domésticas, agrícolas e industriais e também para manter boas condições de saúde e bem-estar. Mas a água doce é um recurso natural finito, cuja qualidade vem piorando devido o aumento da pressão das atividades antrópicas, tais como: lançamento de efluentes domésticos e industriais não tratados e o desmatamento das vegetações ripárias. Osecossistemas aquáticos também estão sofrendo com os múltiplos impactos ambientais, que provocam a desestruturação do ambiente físico, químico e alteração da dinâmica natural das comunidades biológicas, podendo ocasionar a extinção de espécies.
O nível de poluição dos recursos hídricos na região do Médio Alto Uruguai e oeste de Santa Catarina está fazendo com que haja diminuição da qualidade da água para...
tracking img