Palarmento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Leonardo Melo Pierote – RA 4997012561

Aula – Tema 02 – Teoria Geral dos Estados Atividade de Auto Desenvolvimento
1. Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo,nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo(parlamento) oferece a sustentação politica (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também pra governar. Noparlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).
Presidencialismo, por sua vez, produz um gabinete, personificado no presidente, com prazo definido, nesse regime,há três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, exercidos respectivamente, pelo presidente da Republica, pelo Parlamento (congresso nacional) e pelo Supremo Tribunal ou Corte Suprema. Toda aconcepção do Presidencialismo baseia-se na harmonia desses três poderes sendo que nenhum pode impor-se ao outro ou tentar superar os demais e para manter esse equilíbrio, há um sistema de freios econtrapesos pelo qual um poder controla o outro e cada um depende dos outros dois. Em um regime presidencialista, o Legislativo pode ser exercido apenas pela Câmara dos Deputados (sistema unicameral) oupor duas casas, a Câmara e o Senado (sistema bicameral).
Deveriam considerar em primeiro lugar, a diversidade cultural. O Brasil é um país de dimensões continentais, assim sendo, é correto que cadaFederação do Estado possua sua representação nacional e sua assembleia legislativa. Em segundo lugar, o avanço do país com relação aos números de partidos políticos, que visam defender aos diversosinteresses da sociedade. Não acredito que a mudança de regime irá alterar o cenário nacional, visto que não concordo com a comparação do país com França, Inglaterra e Itália. Acredito sim que a...
tracking img