Macroglossia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ADVENTISTA PARANAENSE

ELIANE TREMBA













PARÂMETROS DE INDICAÇÃO À GLOSSOPLASTIA/GLOSSECTOMIA AOS INDIVÍDUOS PADRÃO FACIAL CLASSE III ORTO-CIRÚRGICOS















Ivatuba – PR
2008






ELIANE TREMBA
















PARÂMETROS DE INDICAÇÃO À GLOSSOPLASTIA/GLOSSECTOMIA AOS INDIVÍDUOS PADRÃO FACIAL CLASSE IIIORTO-CIRÚRGICOS


Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Adventista Paranaense, como requisito parcial para a obtenção do Título de Bacharel em Fonoaudiologia, sob orientação da Professora Fga. Esp. Fabiana Southier Romano Avelar.









Ivatuba – PR
2008



DEDICATÓRIADedico este trabalho a Deus.



AGRADECIMENTOS


















Agradeço a Deus por todas as bênçãos bondosamente concedidas durante estes quatro anos de faculdade, por me dar forças para vencer cada dificuldade, por esse trabalho e por ser meu melhor Amigo.Agradeço a minha mãe pelo apoio, pelo incentivo, por não ter medido esforços para que o sonho de me formar se tornasse realidade. Nem mesmo todos os dias que eu viver serão suficientes para expressar a gratidão que sinto a essa figura tão importante em minha vida.
Também ao Wilmar por ter me apoiado, e a minha mãe nos anos que passei longe de casa.
As minhascolegas de quarto, a todas com quem convivi nesses quatro anos, especialmente a Juliana que se tornou uma grande amiga e que me apoiou durante a execução desse trabalho.
Ao excelente grupo B de estágio, por não serem apenas bons colegas, mas pela amizade que construímos e que recordarei pelo resto da vida.
A todos os formandos de Fonoaudiologia de 2008 pela amizade quedesenvolvemos durante estes quatro anos. Em especial a Marileide Krahl por ter se tornado uma grande amiga e por não ter medido esforços para me ajudar quando precisei e também a Kélita Santos e Aline Glicéria pelo apoio.
Aos integrantes da mesa “Power” de todos os anos por serem a minha família no IAP.
Aos professores e mestres que se dedicaram e empenharam para que nostornássemos bons profissionais.
A minha orientadora Fabiana Avelar, uma fonoaudióloga excelente, uma profissional admirável que me encorajou e auxiliou na execução desse projeto.
Aos profissionais que participaram da pesquisa.





EPÍGRAFE




































“Planeje os seus alvos e eleja as suas prioridades, umdia alguém irá superá-lo e que esse alguém seja você mesmo.”
A. C.



RESUMO




Como rotina clínica as glossoplastias têm sido realizadas com base em diagnósticos subjetivos uma vez que os parâmetros para a indicação da mesma todavia não foram sistematizados, tratando-se de um procedimento invasivo que envolve funções vitais eimportantes como a mastigação, deglutição e fala requer, por sua vez, cautelosa determinação e exata conduta. Neste sentido objetivou-se neste estudo a identificação dos parâmetros adotados pelos cirurgiões bucomaxilofacial, relacionados a indicação da glossoplastia em pacientes Classe III orto-cirúrgicos. A pesquisa envolveu 20 profissionais das diversas regiões brasileiras, que compartilharamsuas práticas em resposta a um questionamento direcionado. Mediante a análise dos dados constatou-se que 50% disseram referiram a maior incidência clínica para o padrão facial Classe III; a incidência de macroglossia variou entre baixa freqüência (até 10%) e alta freqüência (acima de 60%), sendo que 55% expuseram ser de até 10%; 80% revelaram que a indicação cirúrgica foi baseada em observação...
tracking img