Negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade de Estudos da Cultura

Curso de Gestão e Estudos Culturais









Estudo de viabilidade técnica da

produção de vídeos-aula de Marrabenta Aeróbica











Proponente: Pedro Sansão Muiambo















Machava, Novembro de 2012



“Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas,une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano.  Eu louvo a dança! Ser humano, aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você” - Santo Agostinho




Abreviaturas

AFAA Aerobics & Fitness Association of America

CNCD Companhia Nacionalde Canto e Dança

ECA Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane

EVT Estudo de Viabilidade Técnica

FRELIMO Frente de Libertação de Moçambique

GdM Governo de Moçambique

ISArC Instituto Superior de Artes e Cultura

ONU Organização das Nações Unidas

PIDE Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) - Polícia de Portugal entre 1945 e 1969

PREPrograma de Reabilitação Económica

P&D Pesquisa e desenvolvimento

RCM Radio Clube de Moçambique

UEM Universidade Eduardo Mondlane

UNESCO United Nations for Education Science and Culture Organization


Agradecimentos

Aos meus Ancestrais, por iluminarem os meus caminhos, pela misericórdia, pela protecção e pela força espiritual que me têm concedido ao longo da vida.

Àminha esposa Iracema de Sousa e aos meus filhos Kléusio Geovanni Muiambo e Quiyone Ecitah Muiambo, pelo carinho e amor.

À Dra. Antonia Jimenez Pena, pela orientação, apoio, incentivo, amizade e confiança demonstradas ao longo do desenvolvimento deste trabalho, sem os quais decerto este projecto não se teria concretizado.

À Prof. Doutora Aspácia Madeira e à Dra. Rosalina Nhachote pelagenerosa e abnegada supervisão à presente tese;

À minha mãe, Luisa Manhique, e aos meus irmãos e irmãs, aos meus sobrinhos e sobrinhas, pelo amor, carinho e exemplo de vida;

Aos directores, professores, funcionários e alunos do ISArC, pelos ensinamentos sublimes e pela oportunidade que me têm dado de conhecer e contribuir para a valorização da cultura moçambicana.

Às amantesda Marrabenta Clemência Manjate, Erica Natália Rosse e Marília Saraiva, que fizeram as demonstrações de dança para mim e Dra. Antónia Pena, este trabalho também vos pertence.

À todos os que directa ou indirectamente apoiaram a realização do seguinte trabalho, com destaque para as seguintes pessoas: Dra. Matilde Muocha, Dra. Vánia Pedro, Dr. Boaventura Afonso, Dr. Marcos Domingos, Dr. RuiLaranjeira, amigo Dr. Roberto Lora, artista Atanásio Nhusi, Roberto Lora, Roberta Pelizzolli, Ângelo Muandula: a todos segue um abraço muito tropical.




À memória

do meu pai Sansão Filipe Muiambo(1947-2008) e

da minha irmã Edite Feliciana Muiambo (1974-2012)




RESUMO DO TRABALHO

O presentetrabalho enquadra-se na área de gestão e estudos culturais e tem a intenção de resgatar a dança moçambicana da Marrabenta e promovê-la enquanto expressão local, bem como, advogar em nome do seu conhecimento (o saber dançá-la) e utilitarismo (o aplicá-la para fins de fitness). O objectivo do trabalho é verificar a viabilidade técnica da ressignificação da Marrabenta para ginástica aeróbica difundidaatravés de vídeos-aulas com a finalidade de informar os empreendedores culturais. Para alcançar este objectivo, é proposto um modelo de análise de viabilidade técnica no quadro da modalidade de pesquisa e desenvolvimento de negócios e são articuladas diferentes fontes de informação, primárias e secundárias. O modelo formulado integra a pesquisa de aspectos tais como história e desenvolvimento da...
tracking img