Ebitda: a busca de uma melhor compreensão do maior vox populi do mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EBITDA: A busca de uma melhor compreensão do maior vox populi do mercado financeiro 5º lugar do V Prêmio Contador Geraldo De La Rocque – Abril – 2004 Revista Pensar Contábil – Ano VI – n° 26 – Nov/dez 2004 a Jan de 2005. 1 – Aspectos Introdutórios “A era da inovação criou mercados hipercompetitivos. Os compradores estão mais informados a respeito das ofertas dos concorrentes, mais conscientes emrelação ao preço e mais exigentes quanto às características dos produtos e serviços, do que em qualquer outra época e em qualquer outro mercado”. 1 Este cenário exige que o empreendedor moderno saiba colher as informações certas a fim de que se possam reduzir as incertezas para a tomada de decisão. Percebe-se que no momento atual, a contabilidade torna-se imprescindível na disponibilização deferramentais gerenciais, afinal “é a ciência que se preocupa com a identificação, mensuração e informação dos recursos alocados a uma determinada entidade, além dos eventos econômicos que a afetaram e/ou que poderão afetá-la, objetivando demonstrar sua situação econômica, financeira e física, satisfazendo, assim, às necessidades informativas de seus usuários na avaliação das decisões a serem tomadas”.2 Um dos mais dinâmicos instrumentos informacionais que a contabilidade fornece é a análise econômica-financeira consolidada através do cálculo de índices e subsequente exame dos mesmos. Índice é a “relação entre os valores de qualquer medida ou gradação” que “indica alguma qualidade ou característica especial”. 3 Ou seja, o processo de apreciação das demonstrações financeiras é totalmentevinculado à informação e ao disclosure, cujo fundamento está em consonância com os objetivos da Contabilidade. Dentre dos vários índices contábeis existentes, um vem se destacando dentre os demais: o EBITDA. Este trabalho analisará os atributos do indicador, ponderando também sobre a importância da contabilidade frente à essência informacional do EBITDA a fim de serem evitados erros de interpretação edivulgação.
1

KOTLER, Philip, JAIN, Dipak C. e MAESINCEE, Suvit. Marketing em ação. Rio de Janeiro: Campus, 2002. Pág 06. 2 IUDÍCIBUS, Sérgio de. In RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade e Meio Ambiente. Dissertação de Mestrado, FEA/USP. São Paulo, 1992. Pág. V. 3 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986. Pág937.

Mac Cord Consultoria Contábil - http://www.fabianocoelho.com.br

2 – Definição Atualmente, entre as siglas financeiras, o EBITDA talvez seja a mais popular. EBITDA significa Earnings before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization. No Brasil existe o (traduzido) LAJIDA - Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Seu cálculo é bastante simples. Parte da premissade obter informações estritamente operacionais de uma empresa. Portanto, para seu cálculo, inicia-se pelo Lucro Operacional. Assim, os Impostos sobre o lucro (taxes) não estarão inclusos no cômputo. Isso porque tanto o imposto de renda e a contribuição sobre lucro geralmente são influenciados por outros itens não operacionais. Do Lucro Operacional, expurga-se as Receitas Financeiras e DespesasFinanceiras (Interest). De uma maneira genérica, pode-se afirmar que as receitas provenientes das aplicações no mercado financeiro são inerentes ao gerenciamento de investimentos, não relativo, portanto, a decisões operacionais da empresa. Da mesma maneira, as decisões que acarretam em juros “são um custo de recursos, e refletem uma escolha de financiamento”4. Ao fim do cálculo, implicará em umasigla também muito conhecida que é o EBIT (Earnings before Interests and Taxes), definido como o lucro que a empresa obteve proveniente das decisões operacionais da organização. A última etapa consiste em eliminar as depreciações, amortizações e exaustões (depreciation and amortization), visto que as mesmas não representam desembolso por já terem produzido efeito caixa no passado. O EBITDA...
tracking img