Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES UNIDADE ACADÊMICA DE ECONOMIA

A MACROECONOMIA CLÁSSICA Bibliografia básica:

KEYNES, John Maynard. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Atlas, 2007.

FROYEN, Richard. T. Paulo: Saraiva, 1999.

Macroeconomia.

São

REVOLUÇÃO CLASSICA Revolução contra o pensamento dominante – “Mercantilismo”Pensamento Mercantilista – associado a ascensão do Estado Nação na Europa dos séculos XVI e XVII.

Ataque clássico: – Metalismo: a riqueza e o poder de uma nação era determinado pelo estoque de metais preciosos que possuía; – Intervenção Estatal: direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista de acordo com seus interesses.  Saldos Comerciais Positivos: subsídio às exportações, impostos sobre asimportações;  Desenvolver a indústria doméstica para reduzir a dependência externa; Desenvolvimento de colônias para gerar mercados para os bens exportados.

CONCEPÇÃO CLASSICA

• Destacam a importância dos fatores reais (em oposição aos monetários) na determinação da riqueza das nações. • O crescimento de uma economia era visto como resultado de aumento no estoque de fatores reais (mão de obra,terra e capital) e avanço de técnicas produtivas (progresso tecnológico). • A moeda era vista apenas como facilitadora transações, exercendo a função de meio de troca. das

• Destaca a eficiência do livre mercado (sem intervenção do Estado) para a otimização na alocação dos recursos. •Salvo em casos em que a interferência estatal ocorresse visando garantir a operação competitiva dos mesmos, asregulamentações governamentais sobre os mercados eram mal vistas pelos clássicos.

MODELO CLASSICO “A PRODUÇÃO”
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO AGREGADA: Baseada na tecnologia das firmas individuais, estabelece uma relação entre o nível de produto e o nível de insumos utilizados. Para cada nível de insumos a função de produção mostra o valor resultante do produto. Esta relação pode ser descrita daseguinte forma:

Onde: - Y = produto real; – A = nível tecnológico, determina a produção para um dado nível de K e L. – K = estoque de capital (fábricas, equipamentos e estoques de mercadorias); – L = quantidade de mão de obra (suposta homogênea);

A PRODUÇÃO NO CURTO PRAZO E LONGO PRAZO

CURTO PRAZO: •Horizonte de tempo em que o estoque de capital (K) e a tecnologia (A) permanece fixos, sendoque a produção varia unicamente com alterações na utilização de mão de obra (L), oriunda de uma população fixa.

LONGO PRAZO:

•Horizonte de tempo em que a produção varia em função da mudança em todos os fatores A, K e L.

CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO DE PRODUÇÃO
1º) Um aumento na quantidade de qualquer insumo vai aumentar a produção: – A produtividade marginal do capital é positiva;

– Aprodutividade marginal da mão de obra é positiva.

2º) A produtividade marginal de cada fator diminui à medida que mais desse fator é usado com uma quantidade fixa do outro: – A produtividade marginal decrescente do capital.

– A produtividade marginal decrescente da mão de obra:

A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO E A PRODUTIVIDADE MARGINAL DO TRABALHO NO CURTO PRAZO
 O fato de a função de produçãoapresentar uma inclinação positiva reflete que a produtividade marginal da mão de obra é positiva, isto é, para cada unidade extra de mão de obra contratada verifica-se um acréscimo no produto.

O fato de a inclinação ser menor conforme aumenta a quantidade de mão de obra utilizada reflete a produtividade marginal decrescente da mão de obra, isto é, cada unidade extra de mão de obra contratadaacrescenta marginalmente menos produto. Portanto temos: PMgL A > PMgL B > PMgL C.

MODELO CLÁSSICO “MERCADO DE TRABALHO” A concepção clássica do mercado de trabalho é de que o mercado funciona de forma eficiente.

 As firmas e os trabalhadores, individualmente, agem de forma maximizadora: – Firmas maximizam lucros; – Trabalhadores maximizam utilidade (satisfação).  Todos os agentes...
tracking img