Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 2

ALUNO: EDSON

Questões:


1) Como se relaciona o déficit em transações correntes, do Balanço de Pagamentos com a poupança externa?
As transações correntes do Balanço dePagamentos apresentando déficits, constitui expor que a economia nacional precisa recorrer à poupança externa para financiar aquele déficit. Logo, o resto do mundo transfere recursos (poupança externa) parafinanciar os gastos finais (consumo e investimento) da economia nacional. Neste caso, observa-se que a economia absorve mais recursos do que é capaz de gerar internamente. Se a demanda interna deconsumo e investimento excede a renda nacional disponível, ocorre uma necessidade adicional de poupança que deverá ser atendida pelo resto do mundo. Dais surge a noção de poupança externa, associada aodéficit do Balanço de Pagamentos em Transações Correntes.

2) Relacione saldo em transações correntes, do Balanço de Pagamentos, com necessidade de buscar recursos externos para fechar o Balanço dePagamentos.
O saldo das transações correntes, juntamente com o balanço de capitais, compõe a Balança de Pagamentos. Por isso, mesmo quando o saldo das transações correntes ficar negativo, pode ser que obalanço de capitais seja suficientemente positivo para “fechar” a balança de pagamentos sem a necessidade de recursos externos. No entanto, mesmo um saldo positivo nas transações correntes não garanteque seja desnecessário o recurso externo, pois o balanço de capitais poderia ser mais negativo. Sendo certo dizer que a conhecimento do saldo de transações correntes isoladamente não permite definirsobre a necessidade de recorrer à poupança externa.

3) Relacione saldo em transações correntes do Balanço de pagamentos com reservas internacionais do país.
Quando a entrada líquida de capitaisnão for suficiente para cobrir o déficit de transações correntes (isto é, quando a Balança de Pagamentos acusa um déficit final), o país tem duas alternativas: perder reservas internacionais ou...
tracking img