Wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO HENRI WALLON

EQUIPE: Clara Estela Fabíola Freitas Hercília Neves Karla Malheiros Nathália Kelly

EDUCAÇÃO FÍSICA 3º SEMESTRE – NOITE TURMA: 15103

HENRI WALLON
 Nasceu em 1879 na França;

 Graduou-se em Medicina, Filosofia e Psicologia;

 Conduziu seus estudos com foco na inteligência e no
desenvolvimento infantil integral;

 Sua teoria representou umarevolução no ensino da época;
 Enfatizou a importância das emoções no trabalho educativo;  Na década de 1940, propôs na França mudanças no sistema educacional(projeto Langevin-Wallon) e foi nomeado Secretário da Educação em 1944;  Faleceu em 1962.

WALLON: TEORIA E INTERFACES
 Conhecer o adulto por meio da criança;

 Através de uma perspectiva psicogenética;  Nomeou a observação dacriança como instrumento fundamental na construção da sua teoria;  Suas contribuições não desvinculam teoria e prática;  Fundamentou seus ideais em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento (dimensão motora), a inteligência (dimensão cognitiva) e a formação do eu como pessoa.

QUATRO ELEMENTOS BÁSICOS
1Afetividade: possui papel fundamental nodesenvolvimento da pessoa pois é por meio dela que o ser humano descobre seus objetivos e valores. 2- Inteligência: permite a aquisição e a manutenção do conhecimento por meio de imagens, noções, idéias e representações. Permite ainda rever, analisar e projetar respectivamente o passado, presente e futuro.

3- Movimento: As emoções organizam os espaços para o movimento. A motricidade tem um caráterpedagógico, tanto pela qualidade do gesto quanto pela maneira como ele é representado.
4- Formação do Eu: a essencialmente do outro. construção do eu depende

AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA
 O postulado de Wallon, no que tange ao desenvolvimento da inteligência, surge como crítica a de Piaget, pois a inteligência, para ele, surge depois da afetividade.  As dimensões afetiva e cognitiva não se separam,mas constituem-se mutuamente, presentes nas diferentes

atividades desenvolvidas.
 A afetividade e inteligência caminhando juntas podem levar a situações de dificuldade na aprendizagem escolar.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
ESTÁGIO IMPULSIVO EMOCIONAL (0 a 1 ano)-Predomínio da afetividade que orienta a vida do bebê. • Inicialmente, (até mais ou menos 3 meses) realizam movimentos reflexos,involuntários, impulsivos e gradativamente passam a responder com afetividade as pessoas (pais). •Ainda nesse período, o bebê se manifesta através de gestos.
• Até por volta de 1 ano a criança está vivendo sua sociabilidade, sendo totalmente dependente do contato com o outro. • O interesse e o contato com objetos se dão à medida que estes lhe são apresentados pelo adulto.

ESTÁGIOS DEDESENVOLVIMENTO
 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR E PROJETIVO (até os 3 anos) A criança passa a ter uma maior autonomia na manipulação de objetos. • Estágio caracterizado pela exploração dos objetos e dos espaços físicos. • A afetividade impulsiva se fortalece pelo contato físico e se expressa pelos gestos.
• O ato motor lentamente diminui , dando lugar ao ato mental e o pensamento é impulsionado pela fala. ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
ESTÁGIO DO PERSONALISMO(3 a 6 anos) – Desenvolve a confiança de si mesmo mediante as interações sociais.
• A criança depara-se com o conflito

que envolve o anseio por autonomia e, por outro lado , o vínculo fortalecido pela família. • A tarefa principal é o processo de formação da personalidade.
• Ao mesmo tempo que caminha para a autonomia , também imita comfreqüência o outro. • A afetividade passa a ocorrer num plano mais simbólico. • Depois dos 5 anos, de acordo com Wallon, a criança vai transpondo ainda que lentamente, seus interesses do eu para as coisas.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
ESTÁGIO CATEGORIAL (7 a 12 ou 14 anos) - Os processos intelectuais dirigem a interação da criança para o conhecimento e compreensão do mundo.
• Com

a...
tracking img