Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01) Qual é a vantagem do PIB ser quantificado através dos preços em vez de se utilizar apenas as unidades dos diferentes bens produzidos na economia?

A vantagem é porque dessa maneira podemosmedir o nível de atividade de um país, podendo compará-los com os períodos anteriores, ou até mesmo com os de outros países, como também é possível monitorar a evolução da capacidade produtiva do mesmo,além de monitorar a influência do preço em diversos setores da economia.

02) Por que o Banco Central não exerce um controle perfeito sobre a quantidade de moeda ofertada na economia?

Na verdade éo Banco Central o único responsável por emitir moeda no país, porém os Bancos comerciais ao receberem depósitos de seus clientes criam moedas quando emprestam parte dos mesmos, conhecido com o efeitomultiplicador.

03) Sobre o modelo keynesiano simplificado, responda:

a) É um modelo de estudo da economia preceituando a demanda como fator que gera a oferta ou o inverso (a oferta é que geraa demanda)?

Segundo esse modelo, se a demanda agregada aumenta, as empresas procuram atender a essa elevação por meio de mais produção e de mais empregos, o que, por sua vez, faz aumentar a renda,possibilitando sucessivas expansões de produção, até que a economia chegue a um novo ponto de equilíbrio. Logo a demanda é um fator que gera a oferta.

b) É mais apropriado para países cuja demandaseja insuficiente para alcançar a oferta, ou o inverso (a oferta é insuficiente para afetar a demanda)?

É mais apropriado a oferta ser insuficiente para afetar a demanda, pois assim as pessoas nãoperderão o poder aquisitivo se não houver oferta, isso acarretará em mais investimentos para alcançar a demanda, gerando mais emprego, aumentando o poder de consumo, até que a economia consiga chegara um ponto de equilíbrio. Caso fosse o contrário, se não houvesse demanda, não haveria renda para investimentos para fomentar a economia.

c) Porque seria insensato supor que a propensão marginal...
tracking img