Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Escreva sobre a política monetária e seus instrumentos;
Política Monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo. O instrumento básico, é o controle de oferta da moeda, atuando sobre astaxas de juros. Busca adequar os meios de pagamentos disponíveis as necessidades daeconomia do país. O principal órgão executor é o Banco Central.
Os instrumentos básicos de uma política monetária são a emissão de papel moeda, depósito compulsório, compra e venda de títulos da dívida pública, empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais e controle das taxas de juros.

2) Escreva sobre a política fiscal e suas fontes de receita;
Entende-se por política fiscal, a atuaçãodo governo na arrecadação de impostos e seus gastos. Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado. Refere-se ao manejo do orçamento do governo, tanto nas despesas quanto nas receitas, ou seja, corresponde a ação do estado quanto aos gastos públicos e a obtenção da receita pública.
As principais fontes de receitas são os impostos, osempréstimos, as vendas de bens e serviços e as concessões.

3) Escreva sobre a política cambial e seus instrumentos;
Instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países. Os termos em que se expressa a política cambial refletem as relações vigentes entre os países, com base no desenvolvimento econômico alcançado por eles. Refere-se ao conjunto deatividades da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países.
São instrumentos cambiais as intervenções cambiais (valorização e desvalorização da taxa de câmbio), a política de comércio (fixação de quotas) e os capitais externos (remessas de lucro).

4) Escreva sobre política salarial;
É o conjunto de decisões organizacionais tomadas a respeito deassuntos relacionados com a remuneração e benefícios concedidos aos funcionários.O objetivo principal da remuneração é criar um sistema de recompensas que seja equilibrada tanto para a organização como para os funcionários.Uma política salarial deve atender simultaneamente a sete critérios para ser eficaz:1. Adequada: a compensação deve se distanciar dos padrões mínimos estabelecidos pelo governo ou peloacordo sindical.2. Eqüitativa: cada pessoa deve ser paga proporcionalmente de acordo com o seu esforço, habilidades e capacitação profissional.3. Balanceada: salário, benefícios e outras recompensas devem proporcionar um pacote total de recompensas que seja razoável.4. Eficácia quanto a custos: os salários não podem ser excessivos, mas em função do que a organização pode pagar.5. Segura: ossalários devem ser suficientes para ajudar os empregados a se sentirem seguros e ajudá-los a satisfazer as suas necessidades básicas.6. Incentivadora: os salários devem motivar eficazmente o trabalho produtivo.7. Aceitável para os empregados: as pessoas devem compreender o sistema de salários e sentir que ele representa um sistema razoável para eles e também para a organização.

5) Cite as principaisvariáveis que influenciam o equilíbrio econômico através da oferta e da demanda agregada;
As principais variáveis da oferta agregada são o preço, as condições de mercado, os níveis de custo, as tecnologias e as expectativas.
As principais variáveis da demanda agregada são o nível de renda, a oferta monetária (crédito), os gastos do governo, a tributação e a taxa de câmbio.

6) Apresente aevolução da moeda;
a) Escambo: troca de mercadorias por outras mercadorias ou serviços. Ex: troca o excedente.
b) Mercadoria Moeda: uma mecadoria funcionava como uma moeda de troca. Ex: sal e gado.
c) Metalismo: surgem as primeiras moedas. Ex: ouro e prata.
d) Moeda Papel: são os certificados de depósito. Ex: casa de custódia.
e) Moeda fiduciária (papel moeda): lastro parcial.
f) Moeda Bancaria:...
tracking img