Mulheres na guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apesar de a marinha e o exército contarem com o trabalho feminino desde 1900, atuando principalmente como enfermeiras, foi apenas durante a primeira guerra que as mulheres começaram a serconsideradas de fato como força de trabalho. Considerando a falta de contingente, a marinha passou por cima de toda a burocracia que proibia o alistamento de mulheres e nessa ocasião, cerca de 13 mil mulheresforam incorporadas. Cerca de 30 mil mulheres participaram da guerra mesmo antes de terem direito a voto. Na segunda guerra a participação da mulher foi expandida e ainda mais marcante e se deu em muitossetores.  Mas o papel mais marcante da mulher durante as grandes guerras foi de fato o trabalho como operárias nas indústrias bélicas e também na organização social.
Se por um lado a guerra trouxepara as mulheres a agonia, o desespero e a dor incurável de perder seus filhos e maridos, os estupros acompanhando todo o tipo possível de violência sexual e física, a necessidade de sobreviver aguerra trouxe à mulher a liberdade de sair de suas casas e se dedicar a algo mais do que as tarefas domésticas.
O que ocorreu foi que em tempos de guerra a escassez é um fato. Com a ida de quase todos oshomens para a guerra, a força de trabalho dos países se estingue e com as fábricas vazias e a economia indo ao colapso absoluto, gente passando fome, não é hora de ficar inventando história dediferenças sexuais. A única maneira de resolver a situação era convencer as mulheres a largarem seus afazeres domésticos e a educação das crianças e irem para o trabalho. Ah… mas isso foi muito fácil ! E paraque servem as revistas femininas ?
Nessa época surgiram vários posters e propagandas dizendo como era lindo a mulher trabalhar ! Afinal, nós também somos capazes de movimentar a engrenagem, apesarde sempre terem nos falado exatamente o contrário. Na Alemanha vi uma seção inteira de um museu só com posters desse tipo, mas talvez o mais conhecido no Braisl seja o criado pelo artista gráfico...
tracking img