Machado de Assis

Páginas: 8 (1938 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Joaquim Maria Machado de Assis foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, critico e ensaísta.
Não teve acesso aos cursos regulares, mas mesmo assim empenhou-se em aprender. E se tornou um dos escritores mais importante para a literatura tanto brasileira como mundial. As suas obras são muito vista em vestibulares para concursos.
1805 – Casam-se, no Rio deJaneiro, Francisco José de Assis e Inácia Maria Rosa, avós paternos de Machado de Assis.

1806 – Nasce, no Rio de Janeiro, o pai de Machado de Assis, Francisco José de Assis. É batizado na igreja de N. S. do Rosário e São Benedito, então sé da cidade.

1809 – Casamento, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel dos Açores, de José e Ana Rosa, avós maternos do escritor.

1812 – Nascimento, em PontaDelgada, de Maria Machado da Câmara, mãe do escritor.

1815 – Os avós maternos de Machado de Assis, José e Ana Rosa, embarcam para o Brasil, com a filha e um irmão, no movimento de imigração açoriana muito incentivado por D. João VI.

1821 – Nascimento de Maria Inês da Silva, que viria a ser madrasta do escritor.

1838 – Casam-se, no Rio de Janeiro, os pais de Machado de Assis, ele pintore dourador, ela agregada da chácara da rica portuguesa D. Maria José de Mendonça Barroso, na capela da mesma, no Morro do Livramento.
1839 - Nasce a 21 de junho, no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis, filho legítimo de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado de Assis _ o nome Leopoldina fora por ela adotado no Brasil, provavelmente em homenagem à mãe de D. Pedro II.Nascimento de Casimiro de Abreu e Floriano Peixoto.
1840 – Maioridade de D. Pedro II.
1841 – Nasce a irmã do escritor, Maria.
1845 – Morrem, durante uma epidemia de varíola, a irmã do escritor, de quatro anos de idade, e D. Maria José de Mendonça Barroso, sua madrinha. Aprovação, na Inglaterra, do Bill Aberdeen, declarando piratas os navios negreiros brasileiros.
1847 – Nascimento de Castro Alves.1849 – Morre, tuberculosa, Maria Leopoldina, mãe do escritor. Nascimento de Rui Barbosa.
1850 – Lei Eusébio de Queirós, proibindo o tráfico de escravos para o Brasil.
1854 – Francisco José, pai de Machado de Assis, casa-se com Maria Inês da Silva. Neste ano, ao que tudo indica, o jovem Machado passa a trabalhar na tipografia de Paula Brito, na atual Praça Tiradentes. Em 3 de outubro de 1854,publicou, no Periódico dos Pobres ― ao menos do que chegou até nós ― o seu primeiro poema, o soneto “À Ilmª. Srª D.P.J.A”. Início da Guerra da Criméia.
1855 – Colabora regularmente com poemas na Marmota Fluminense, de Paula Brito. Nascimento de Artur Azevedo.
1856 – Admitido como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional, exercendo o ofício até 1858. Baudelaire publica Les fleurs du Mal.
1858 -Segue como revisor de provas de Paula Brito. De 11 de abril desse ano até 26 de junho do seguinte, escreve em O Paraíba, de Petrópolis. Colabora igualmente no Correio Mercantil, do qual fora revisor de provas. Chega ao Rio de Janeiro o poeta português Faustino Xavier de Novais, irmão de Carolina, sua futura esposa..
1859 – Passa a escrever regularmente na revista O Espelho, fazendo críticateatral, mas também em outros gêneros. Traduz, com outros colaboradores, O Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrolles. Casimiro de Abreu publica As primaveras.
1860 – Entra como redator para o Diário do Rio de Janeiro, onde permanece até 1867. Desse ano até 1875, escreve para A Semana Ilustrada, do alemão Henrique Fleuiss. Morte de Casimiro de Abreu.
1861 - Publica a comédia Desencantos e a traduçãoda sátira Queda que as mulheres têm para os tolos. Morte de Manuel Antônio de Almeida. Nascimento de Cruz e Sousa.
1862 – Colabora na revista O Futuro, de Faustino Xavier de Novais, e no Jornal das Famílias. Em 31 de dezembro assume o cargo de censor teatral no Conservatório Dramático Brasileiro.
1863 - Publica o Teatro de Machado de Assis, volume que se compõe de duas comédias, O Protocolo e O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Machado de assis
  • Machado de assis
  • Machado de assis
  • Machado de assis
  • Machado de assis
  • machado de assis
  • machado de assis
  • machado de assis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!