Machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª VERIFICAÇÃO GLOBAL

LEITURA PARADIDÁTICA

TOTAL DE ESCORES: 30

Livro: Machado de Assis para principiantes
Organizador: Marcos Bagno

1. Há correspondência entre o vocábulo em destaque e o significado sugerido apenas nos itens: (06 escores)

a) “Charadas palpáveis ou cronométricas, e sobretudo sem conceito, não as apreciava Luís Negreiros.” IRREAIS.......................................................( )

b) ..." E, no meu atordoamento, blasfemava comigo (...)” PRAGUEJAVA ( X )

c) “ (...) preocupações, desejos, ódios, tristezas, outras cousas, iam dissimuladas por umas três quartas partes delas” DISFARÇADAS............( X )

d) “Começa agora a lista dos legados (...)” DESAFOROS ........................( )

e) “Depois apareceram alguns namoricos de umanoite, insetos efêmeros, que não deixaram história.” VOADORES ........................................................( )

f) “ D. Severina sentiu-lhe bater o coração com veemência e recuou.” INTENSIDADE ......................................................................................( X )

E.O: ____2. Valendo-se do trecho abaixo e do conhecimento integral do conto “O relógio de ouro,” assinale V ou F conforme os itens estejam VERDADEIROS ou FALSOS: : (04 escores)

[...]
Clarinha não estava na alcova quando Luís Negreiros ali entrou. Deixou-se ficar na sala, a folhear um romance, sem corresponder muito nem pouco ao ósculo com que o marido a cumprimentou logo à entrada. Erauma bonita moça esta Clarinha, ainda que um tanto pálida, ou por isso mesmo. Era pequena e delgada; de longe parecia uma criança; de perto, quem lhe examinasse os olhos, veria bem que era mulher como poucas. Estava molemente reclinada no sofá, com o livro aberto, e os olhos no livro, os olhos apenas, porque o pensamento, não tenho certeza se estava no livro, se em outra parte. Em todo o casoparecia alheia ao marido e ao relógio.
    Luís Negreiros lançou mão do relógio com uma expressão que eu não me atrevo a descrever.”

a) Aquele relógio possuía, para Luís, valor inestimável; ganhara-o do avô e era a única relíquia da família Negreiros.........................................................( F )

b) Luís Negreiros tinha muita razão em ficar boquiaberto quando viu o relógio emsua casa, um relógio que não era dele, nem podia ser de sua mulher...( V )

c) “Meu nhonhô, sei que amanhã fazes anos; mando-te esta lembrança. Tua Iaiá.” Assim acabou a história do relógio de ouro. .....................................( V )

d) “ Que é isto? Disse ele tirando do bolso o relógio, apresentando-o diante dos olhos de Clarinha. – Que é isto?” Luís Negreiros perguntava-lhe,mostrando o vidro do relógio, irremediavelmente danificado........................................ ( F )

E.O: ____

3. Os fragmentos a seguir dizem respeito a personagens masculinos dos contos em estudo. A ÚNICA opção em que características, personagem e conto correlacionam-se, encontra-se em: (01 escore)a) ...” Fiquei só, sem amigos, nem recursos, com dezesseis anos de idade. Um cônego da Capela Imperial lembrou-se de fazer-me entrar ali de sacristão; mas, posto que tivesse ajudado muita missa em Mato Grosso, e possuísse algumas letras latinas, não fui admitido, por falta de vaga. Lutei por mim mesmo; enfim alcancei a carta de bacharel.” ( refere-se Luís Negreiros, personagem de “O relógiode ouro” )

b) “Não digo que ficou em paz com os meninos, porque o nosso personagem não era propriamente menino. Tinha quinze anos feitos e bem feitos. Cabeça inculta, mas bela, olhos de rapaz que sonha, que adivinha, que indaga, que quer saber e não acaba de saber nada. Tudo isso posto sobre um corpo não destituído de graça, ainda que mal vestido. O pai era barbeiro, na Cidade Nova.”(refere-se...
tracking img